Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Online Course

Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 2

Universidade de São Paulo via Coursera

Overview

Bem vindo ao curso de Introdução à Ciência da Computação destinado aos alunos regulares da Universidade de São Paulo!

Esta é a segunda parte do Curso, onde você vai continuar a aprender os principais conceitos introdutórios de Ciência da Computação e também aprenderá a desenvolver pequenos programas na linguagem Python.

Esta disciplina não possui pré-requisitos; não é esperado que você tenha qualquer experiência prévia em programação; ela exige apenas o conhecimento dos conceitos básicos de matemática do ensino fundamental. No entanto, você deve fazer a primeira parte do Curso (também disponível aqui no Coursera).

O objetivo principal é desenvolver o raciocínio aplicado na formulação e resolução de problemas computacionais, ensinar como abordar e resolver problemas computacionais.

O ato de programar é uma ferramenta útil para trabalhar o raciocínio mencionado acima, bem como tornar mais concretos outros conceitos comuns em ciência da computação.

Ao término do curso, o aluno estará capacitado para escrever pequenos programas em Python e a continuar com estudos mais avançados sobre Python por conta própria usando material disponível na Web.

Bom curso!

===
Esse curso foi elaborado com o apoio dos Profs. José Coelho de Pina e Carlos Hitoshi Morimoto do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP.

Nelson Posse Lago, gerente técnico do CCSL-IME-USP, Gabriel Crispino, Antonio Abello, Athos Ribeiro e Yorah Bosse têm sido excelentes assistentes de ensino, ajudando a manter a qualidade do curso.

Syllabus

Matrizes
-Vamos começar a segunda parte do nosso curso aprendendo conceitos e funcionamento de matrizes em Python. Assista as videoaulas e resolva os exercícios com muita atenção ;-)

Strings, 4 Pequenos Conceitos e Modularização
-Sejam bem vindos! Vamos começar estudando um pouco sobre "string”: o que é, como usar e manipulação de strings. Veremos também 4 pequenos conceitos que irão nos ajudar muito na hora de programar. Além disso, a organização do programa ajuda o programador na sua tarefa, deixando o código mais fácil de ser entendido, conferido e arrumado, caso necessário. Para isso, vamos conhecer “modularização”. Bons estudos!

– POO – Programação Orientada a Objetos
-Sejam bem vindos à terceira semana do curso. Vamos estudar agora conceitos sobre programação orientada a objetos. Serão muitos novos conceitos e sua atenção na hora de ver os vídeos e fazer os exercícios será fundamental. Assista os vídeos 1, 2 ou quantas vezes forem necessárias para que você entenda muito bem cada conceito. Bom trabalho!

Algoritmos de Busca e Ordenação. Complexidade Computacional
-Olá! Vimos até agora como armazenar e manipular os dados na memória, usando estruturas como listas e matrizes, na primeira parte do curso. Tão importante quanto saber armazenar os dados é conseguir organizá-los e recuperá-los quando necessário. Nessa semana iremos estudar alguns algoritmos de busca e ordenação. Mãos à obra ;-)

Algoritmos de Busca e Ordenação. Análise de Desempenho
-Legal, estamos chegando no final. Nessa semana iremos ver mais um pouco sobre algoritmos de busca e ordenação, além de testes automatizados. Bom trabalho!

Recursão
-Parabéns! Você chegou na última semana do curso. Nessa semana, iremos aprender sobre recursão e como implementá-la. Bom trabalho ;-)

Módulo Extra - Usos Avançados

Taught by

Fabio Kon

Related Courses

Reviews

0.0 rating, based on 0 reviews

Start your review of Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 2

Never stop learning Never Stop Learning!

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Sign up for free