Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Coursera

Estratégia competitiva

Ludwig-Maximilians-Universität München via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Neste curso de seis módulos, você aprenderá como empresas e organizações se comportam em situações nas quais decisões estratégicas são interdependentes, isto é, onde minhas ações afetam os lucros da concorrência e vice-versa. Com o uso de ferramentas básicas da teoria de jogos, vamos analisar como são escolhidas pelas empresas as estratégias para ter uma vantagem competitiva.

Este curso também está disponível em chinês. Vá ao nosso catálogo de cursos para acessar a versão chinesa de Estratégia competitiva.

Syllabus

  • Cuide dos seus concorrentes
    • Neste módulo, apresentamos os conceitos básicos da teoria de jogos e usamos jogos estratégicos para aprender sobre análise da concorrência. Respondemos “o que é uma estratégia” e analisamos modos diferentes de determinar a melhor estratégia, ou a dominante. Também discutimos os conceitos de equilíbrio de Nash e dilema do prisioneiro, e aprendemos que é importante antecipar e levar em consideração as ações de outros jogadores. Por fim, analisamos o que acontece quando mudamos o jogo de simultâneo (onde todos agem do mesmo modo) para sequencial (onde os jogadores se movem um depois do outro).
  • Por que as empresas trabalham juntas
    • Segundo a teoria econômica, as empresas competem umas com as outras no mercado. Na realidade, elas costumam cooperar amistosamente umas com as outras. Neste módulo, tentamos entender essa estratégia, e por que isso é bom para as organizações envolvidas. Com isso, avaliamos os fatores que incentivam ou atrapalham a cooperação e os aplicaremos com diferentes exemplos.
  • Produtos complementares e parcerias estratégicas
    • Neste módulo, apresentamos os complementos e discutimos o que eles significam para nós em termos econômicos. Estudamos por que as empresas gostam de vender seus produtos em pacote, e como a complementaridade cria custos de troca. Também discutimos a importância dessa coordenação entre as empresas com produtos complementares. Por fim, analisamos as parcerias estratégicas como ferramenta eficiente para alinhar os interesses das empresas nesse cenário específico.
  • Entrando em um novo mercado
    • Este módulo aborda a entrada no mercado. Primeiro, analisaremos diferentes ferramentas para avaliar a atratividade de um mercado. Depois, falaremos sobre as estratégias que se mostraram úteis para entrar em um novo mercado, como estratégias de posicionamento e de marketing. Também consideraremos outra perspectiva e analisaremos o que empresas estabelecidas podem fazer para manter novos concorrentes fora do mercado.
  • Por que se preocupar com pesquisa e desenvolvimento
    • No contexto de P&D, uma série de questões estratégicas importantes costuma vir à tona. Neste módulo, vamos analisar essas questões. Embora muitas inovações sejam criadas em um golpe de sorte, parece que a maioria das inovações é criada porque seus inventores se dedicaram a essa inovação específica e estratégia de diferenciação.
  • Projetando produtos de modo inteligente
    • Neste módulo, nosso foco está nos aspectos estratégicos do projeto do produto e das estratégias de preços. Analisamos como as empresas podem ajustar seus produtos de modo a reduzir a pressão competitiva no mercado. Depois, analisamos algumas estratégias genéricas para projeto e precificação de produto, e discutimos problemas relacionados a ficar paralisado entre essas estratégias.

Taught by

Tobias Kretschmer

Reviews

Start your review of Estratégia competitiva

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.