Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Coursera

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Universidade Estadual de Campinas via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Este curso tem como objetivo propiciar um primeiro contato com a Programação para Dispositivos Móveis que operam na plataforma Android. O Android Studio será utilizado como ambiente de desenvolvimento desde o início do curso e você receberá dicas de como obter ajuda quando alguma tarefa estiver consumindo mais tempo do que o necessário. Ao solucionar problemas por conta própria, você irá adquirir a autonomia necessária para concluir projetos de programação.

Ao final do curso, você desenvolverá um aplicativo. Para que você seja capaz de concluir o projeto final, nós listaremos algumas ferramentas que estão a sua disposição, além de materiais que mostram como utilizar essas ferramentas. Dessa forma, ao final do curso, você terá aprendido a (i) utilizar o ambiente de desenvolvimento, (ii) desenvolver uma interface gráfica simples com elementos pré-definidos, (iii) adicionar comportamento a essa interface gráfica e (iv) criar um aplicativo que interage com o usuário.

Você não precisa ter muita experiência na linguagem Java para concluir este curso. Entretanto, é recomendável que você tenha um conhecimento básico de programação em Java. Você pode optar por estudar esses conceitos antes do início do curso e ainda buscar informações online quando algum aspecto da linguagem Java não ficar muito claro apenas com o material do curso.

Syllabus

  • Introdução
    • Este módulo apresenta o modelo pedagógico do curso baseado no estudo de códigos e no desenvolvimento de projetos.
  • Instalação e Configuração da Plataforma de Desenvolvimento Android Studio
    • Este módulo apresenta a plataforma de desenvolvimento Android Studio e indica onde encontrar o arquivo de instalação para o seu computador. Após a instalação, listaremos as principais opções para configurar um novo projeto e detalharemos alguns recursos da ferramenta para auxílio na criação dos códigos que serão apresentados nas videoaulas. Por fim, demonstraremos os passos que você seguirá para configurar o emulador dentro da ferramenta Android Studio e ainda como configurar o seu computador e o seu Smartphone para a instalação de aplicativos.
  • Primeiros códigos
    • Este módulo inicia com o estudo de um código em java convencional. Após esse estudo, um sumário do que precisa ser feito para transformar esse código em uma aplicação android será apresentado. Uma interface simples em XML será criada para que o usuário possa interagir com o código java.
  • Views
    • Neste módulo, nós listaremos os elementos mais básicos da interface gráfica, como botões, caixas de texto, listas e caixas de seleção. Além de adicionar esses elementos na tela do usuário, você saberá como acessar as informações inseridas pelo usuário no código java.
  • Gerenciadores de Layout
    • Este módulo introduz três gerenciadores de layout amplamente utilizados para posicionar elementos na tela do usuário. Conhecendo os três gerenciadores, você será capaz de organizar a maioria das interfaces gráficas de aplicativos que você irá construir.
  • Exemplo de Aplicativo

Taught by

Ulisses Martins Dias and Cristhof Johann Roosen Runge

Reviews

4.5 rating at Coursera based on 61 ratings

Start your review of Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.