Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Design Research para Estratégia e Inovação

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Nossas boas-vindas ao Curso Design Research para Estratégia e Inovação.

Neste curso, você aprenderá sobre os principais elementos da Design Research (DR) aplicada à geração de inovação e estratégia. Tal método é fundamental para a criação de produtos, serviços e sistemas que atendam às necessidades humanas. No entanto, apesar de sua utilidade, a DR é amplamente negligenciada por muitas instituições e executivos. A DR, em essência, orienta as equipes para descobrir insights e desenvolver experiências de usuário que gerem valor. Por meio dos métodos de Design Thinking, na DR, começa-se com o estudo rigoroso das pessoas. Passe-se, então, ao desenvolvimento de protótipos e testes. Para isso, pesquisas qualitativas e quantitativas são necessárias.

Ao final deste curso, você aprenderá, inicialmente, que a primeira etapa no processo de design é encontrar oportunidades por meio do melhor e mais profundo entendimento sobre as pessoas. Designers centrados no ser humano fazem isso imergindo-se no contexto dos usuários para identificar áreas de foco para inovação. Para tanto, você será capaz de desenvolver pesquisas quantitativas e qualitativas para compreender as pessoas. Mas como aproveitamos as oportunidades que descobrimos e definimos boas estratégias? Neste curso, exploraremos também a ideação, o esboço e o storyboard como ferramentas para gerar ideias testáveis. Com este curso, você também será capaz de construir protótipos. É mais comum pensar em protótipos como somente "rascunhos" do design final. Porém, neste curso você entenderá como pensar em protótipos de uma maneira mais profunda: como instrumentos de aprendizagem organizacional. Para isso, apresentaremos abordagens para maximizar a intensidade do aprendizado com os protótipos. Por fim, como você traz inovação em design para sua organização e a sustenta ao longo do tempo? Neste curso, aprenderemos teorias e técnicas práticas para ajudá-lo a liderar uma organização que produz rotineiramente produtos, serviços, modelos de gestão e sistemas inovadores.

Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos.

Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados.

Bons estudos!

Syllabus

  • A Inovação e os Fundamentos da Ideia de Design
    • Antes de se adentrar nos aspectos analíticos e mais ferramentais, este primeiro módulo apresenta os alicerces de pensamento para uma DR efetiva. Inicialmente, debateremos a premência por inovação nas empresas e sobre como o Design é uma necessidade atual. Após isso, em particular, debateremos o “Pensamento Divergente”, os métodos “efectuais” e a empatia. Esta última, como alicerce atitudinal fundamental para o Design.
  • Usando Design Thinking para Geração de Valor
    • O Design Thinking (DT) é um método efetivamente revolucionário sobre como se pensar estratégias e inovação em empresas. Neste módulo, traremos os fundamentos conceituais centrais que tem levado tantas empresas a aderirem ao DT.
  • Pesquisas Qualitativas e Quantitativas para Design
    • Como primeira etapa ao DR, tem-se a necessidade de se compreender clientes. Neste módulo, apresenta-se as principais formas de se aumentar a compreensão dos humanos em condições e suas necessidades. Em particular, apresenta-se os mapas de empatia e fundamentos para técnicas de coleta de dados qualitativas e quantitativas.
  • Prototipagem, Testes de Uso e Implementação da Inovação
    • A prototipagem é elemento essencial da DR. Neste módulo, debate-se os tipos de prototipagem e suas principais técnicas. Serão também debatidos os principais arcabouços de experiência de usuário e um pouco sobre como sustentar um ambiente inovador em empresas.

Taught by

Edson Barbero

Reviews

Start your review of Design Research para Estratégia e Inovação

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.