Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Estratégia de Negócios

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Estratégia de Negócios. Neste curso, você aprenderá sobre os principais modelos de estratégia de negócios como: posicionamento, competências, stakeholders, teoria dos jogos, oceano azul e redes de negócios. Ao final deste curso, você será capaz de: - Identificar os fundamentos dos principais modelos de estratégia de negócios e as situações apropriadas para o emprego de cada um deles; -Entender e aplicar os fundamentos da estratégia de criação de novos mercados, oceanos azuis: conceitos, ferramentas analíticas e o processo necessário à criação de valor simultaneamente para a empresa e seus clientes. - Aplicar várias ferramentas de estratégia empresarial, como: modelo VRIO, Matriz de Jogos Estratégicos, Mapa de Stakeholders e modelo de 5 Forças. Este curso é composto por cinco módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Posicionamento Estratégico
    • Este módulo aborda a visão do estruturalismo e a explicação da influência da indústria no desempenho empresarial. Apresenta os modos de posicionamento. Introduz o conceito de criação e apropriação de valor, de vantagem competitiva e do modelo da cadeia de valor.
  • Competências Organizacionais e dos Stakeholders
    • Este módulo aborda a visão estratégica de competências organizacionais e de seus principais modelos: competências essenciais, modelo da visão baseada em recursos - VRIO e competências dinâmicas. Apresenta, também, a perspectiva dos stakeholders frente à estratégia organizacional.
  • Teoria dos Jogos
    • Este módulo se fundamenta na teoria jogos para discutir modelos de estratégia. Mais especificamente, serão apresentados e discutidos os modelos de co-opetição e da matriz de jogos estratégicos.
  • Rede de Negócios
    • Este módulo aborda o modelo de redes de negócio, que transcende o nível de análise de empresa para o supra-empresarial e a dimensão de mercado para o não mercado.
  • Oceano Azul
    • Este módulo aborda o modelo da Estratégia do Oceano Azul, a qual se baseia na criação e captura de uma nova demanda por meio da atuação em um mercado não disputado pelas demais empresas.

Taught by

João Maurício Gama Boaventura and Paulo Simas

Reviews

Start your review of Estratégia de Negócios

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.