Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Fundamentos de Negócios

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Fundamentos de Negócios. Neste curso, você aprenderá sobre os fundamentos de gestão empresarial. São apresentados os conceitos e modelos de dimensões organizacionais, estratégia empresarial, finanças corporativas, gestão de pessoas e de marketing. Ao final deste curso, você: - Conhecerá os fundamentos das principais áreas de negócios, como organizações, estratégia, finanças, gestão de pessoas e marketing; - Será capaz de empregar as ferramentas básicas de gestão destas áreas. Este curso é composto por cinco módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Introdução aos Modelos Organizacionais
    • Este módulo visa introduzir o aluno aos conceitos básicos e modelos organizacionais que permitam o entendimento das complexidades organizacionais. Neste sentido são discutidos os diversos tipos de estruturas, configurações e dimensões organizacionais e seus potenciais alinhamentos com as operações e a estratégia.
  • Introdução à Estratégia Empresarial
    • Este módulo busca apresentar os conceitos básicos de Estratégia Empresarial. São abordados os conceitos de diagnóstico, plano e controle estratégicos, vantagem competitiva e posicionamento estratégico.
  • Introdução às Finanças Corporativas
    • Este módulo provê uma introdução aos fundamentos de finanças. Os principais conceitos e aplicações incluem: valor do dinheiro no tempo, compensação risco-retorno, custo de capital, taxas de juros, custo médio ponderado de capital, valor presente líquido, taxa interna de retorno e período de retorno.
  • Introdução à Gestão de Pessoas
    • A boa gestão de pessoas é um fator essencial para o desempenho empresarial, todavia, a maioria dos gestores não recebe o treinamento necessário para uma boa tomada de decisão nesta área. Este módulo proverá o conhecimento para a motivação de pessoas e a organização de um sistema de remuneração com base na compensação por desempenho.
  • Introdução ao Marketing
    • Este módulo está voltado aos três principais elementos voltados à retenção de clientes na dinâmica realidade atual: branding, centralidade de clientes e estratégias de go-to-market.

Taught by

Marcelo Treff, George Sales, Ronaldo Oliveira, Edson Barbero and João Maurício Gama Boaventura

Reviews

Start your review of Fundamentos de Negócios

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.