Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Fundos de Investimento

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Fundos de Investimento. Neste curso, você aprenderá sobre alguns dos principais conceitos relacionados aos fundos de investimento, sua classificação, características e demais informações importantes para a adequada orientação ao cliente investidor com relação a esta indústria. Ao final deste curso, você será capaz de: - Conceituar os fundos de investimento; - Classificar os fundos de investimento; - Identificar os limites para composição das carteiras dos fundos de investimento e operar um fundo de investimento; - Entender a diferença entre carteira administrada e clubes de investimentos. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Conceito de Fundos de Investimentos
    • Um Fundo de Investimento é um instrumento através do qual um ou mais investidores, em regime de condomínio, contratam um gestor profissional para aplicar seus recursos, dentro das regras estabelecidas em seu regulamento.
  • Classificação dos Fundos de Investimentos
    • Existem várias maneiras de classificar os Fundos de Investimento, como: (i) pela legislação que rege cada tipo de Fundo; (ii) pelo regime de subscrição das cotas; (iii) pelo regime de tributação; (iv) pelas restrições aos resgates: com e sem carência; (v) pelas restrições às aplicações; e (vi) pela composição do patrimônio.
  • Carteiras dos Fundos de Investimentos
    • A CVM, com o objetivo de proteger o investidor, estabelece certos limites de composição e diversificação para a carteira. Algumas dessas regras são gerais, outras dependerão do tipo de FI a que se refere.
  • Regime de Tributação e Clube de Investimento
    • Na Carteira Administrada há a contratação de um gestor profissional. No entanto, as regras são estabelecidas por meio de um contrato particular entre o titular dos recursos da carteira e o gestor. E um Clube de Investimento é um condomínio de pessoas físicas para aplicação de recursos em títulos e valores mobiliários.

Taught by

George Sales

Reviews

Start your review of Fundos de Investimento

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.