Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Geopolítica e seus Movimentos Interculturais

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Nossas boas-vindas ao Curso Geopolítica e seus Movimentos Interculturais.

Neste curso, você aprenderá conceitos sobre os impactos da geopolítica na economia, política, soberania e nas ações de acordos comerciais. Estes conceitos são fundamentais para entender o impacto intercultural que ações estratégicas de determinados países, como crises econômico-financeiras globais, impactos de soberania e até mesmo período entre-guerras, causam na relação intercultural entre as nações e os atores das relações internacionais.

Ao final deste curso, você será capaz de entender o escopo da Geopolítica e seu impacto nas ações interculturais em períodos de recessões econômicas, de ações de acordos em blocos comerciais e de divergências das próprias pessoas, de culturas diferentes e vivendo sobre um próprio país, ou que buscam uma independência de soberania.

Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos.

Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados.

Bons estudos!

Syllabus

  • Geopolítica e a Governança Internacional
    • Será observado o escopo do que é a Geopolítica, como é aplicada a sua importância e a necessidade de observar suas ações no âmbito intercultural das nações. Também será visto o impacto da Segunda Guerra Mundial, no seu pré e pós para a mudança da governança internacional através das relações culturais durante o conflito armado e o impacto no Tratado de Bretton-Woods que modifica todo a visão da Geopolítica moderna e das ações entre as nações de maneira intercultural.

      Também será observado brevemente o impacto social e cultural da crise de 1929, que modificou toda a questão econômica de cultura liberalista para Keynesiana.
  • O Impacto Cultural da Guerra Fria
    • Será descrito todo o movimento da Guerra Fria, com o impacto das crises internacionais do período em um modelo binacional, e o impacto das relações culturais em países aliados ao bloco capitalista norte-americano e socialista Soviético.
  • Os Conflitos Interculturais da Soberania Nacional
    • Será mostrado os diversos conflitos étnicos e culturais de povos que vivem/viviam sobre a mesma Nação e buscavam/buscam sua própria soberania. Entendendo principalmente o caso da dissolução da URSS, da Guerra da Iugoslávia, da revolução de veludo da antiga Tchecoslováquia, da soberania do Kosovo, do movimento de independência da Catalunha, do Brexit e a Escócia buscando a independência do Reino Unido e a modificação do nome da Macedônia para Macedônia do Norte para que o conflito intercultural com a Grécia permitisse sua entrada na OTAN.
  • Exemplos de Acordos e Blocos Comerciais
    • O impacto cultural da Globalização na criação dos Acordos e Blocos Comerciais e o conflito econômico, político e intercultural vigente principalmente na dissolução do NAFTA, na criação do USMCA; no Mercosul, União Europeia, nos acordos e tratados comerciais globais e o Brexit.

Taught by

Gabriel Nickolas Cazotto

Reviews

Start your review of Geopolítica e seus Movimentos Interculturais

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.