Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Universidad de los Andes

Compreender as dimensões interculturais na vida cotidiana

Universidad de los Andes via Coursera

Overview

Este MOOC é o resultado de uma Co construção e pesquisa por professoras da Universidad Sorbonne-Nouvelle Paris 3 e da Universidad de los Andes (Colômbia). Seu principal objetivo é fornecer ferramentas para desenvolver dimensões interculturais na vida cotidiana. O curso é destinado a estudantes e profissionais de diferentes áreas além do ensino de idiomas (humanidades e ciências sociais, educação, clínica intercultural, estudos de arte e administração) que têm que enfrentar situações da vida cotidiana e relações com outros, onde ferramentas de reflexão são necessárias para ter uma abordagem intercultural. O(a) estudante deste MOOC desenvolverá a capacidade de refletir sobre sua historicidade (língua, plurilinguismo, filiações, visão cultural), suas identificações, sua identidade plural (idio-cultural e multicultural); da mesma forma, espera-se que o estudante seja mais reflexivo sobre si mesmo e seus discursos nas situações complexas que enfrenta. Ele(a) prestará mais atenção a todas as formas de alteridade nos discursos, ações e tomadas de decisão que empreender; aprenderá a construir terceiros espaços e assumirá o papel de mediador em suas interações sociolinguísticas e experiências sociais. Este curso é destinado a profissionais de diversas áreas (com graduação ou pós-graduação, ou estudos técnicos pós-secundários), envolvidos principalmente no ensino de idiomas, mas não exclusivamente (ciências sociais, educação, administração). No final deste curso o aluno terá ferramentas que lhe permitirão refletir mais cuidadosamente sobre sua história, identidade, linguagem, discurso e reação a situações sociais que envolvam a compreensão intercultural dos demais.

Syllabus

  • Introdução ao curso
  • Interculturalidade através da diversidade e da linguagem
    • Este módulo se propõe a refletir sobre as noções de diversidade e alteridade como produto de toda a experiência e representação humana e que deve necessariamente ser transmitida através de nossa principal ferramenta de comunicação que é a linguagem verbal e não verbal. E por isso é essencial que você venha a se tornar cada vez mais ciente de como manifesta o que percebe ser igual ou diferente dos outros. Algumas definições destes conceitos serão abordadas através dos recursos e atividades disponíveis no módulo. Você também explorará como se relacionam com sua vida e experiências sob as seguintes perguntas: O que eu acho que é igual a mim? O que é diferente de mim? Como o sei? Como eu o manifesto? Para que serve ter consciência disso? Este módulo o conectará às questões abordadas nos outros módulos deste MOOC, para compreender a importância de incluir a consciência da interculturalidade em nossa vida diária. Desta forma, contribuímos para a construção de sociedades mais equitativas e livres em termos de oportunidades e direitos.
  • Situações de alteridade e dimensões culturais
    • Minha intenção neste módulo é convidá-lo(a) a explorar, do ponto de vista de conceitos e práticas, a diversidade de contextos que ocorrem nas interações entre indivíduos e grupos; as experiências linguísticas (bilíngües, multilíngües e plurilíngües) e as experiências culturais e interculturais. É uma questão de refletir sobre as formas de educação que são suscetíveis e que nos permitem compreender melhor o homem plural de quem Lahire, (2005) fala; aquele indivíduo em constante mobilidade (física e mental); que tenta conciliar, por um lado, sua aspiração individual de criar seu próprio caminho e, por outro, as oportunidades (sociais e profissionais) que oferecem às sociedades de origem, de transição e de acolhimento. Desejo promover um espaço de discussão e construção colaborativa centrado nas dimensões interculturais enfrentadas por especialistas e não-especialistas em línguas, e assim permitir aos participantes transformar a diversidade das histórias individuais e coletivas em um vetor educacional, numa ferramenta para a coesão social. Atento à evidência formativa e às experiências plurais e interculturais da vida cotidiana, convido você a questionar e mobilizar seus próprios conhecimentos, marcos de referência, valores, posições éticas e recursos práticos, com o objetivo não só de criar, discutir e compartilhar, mas também de construir em cooperação (hoje e amanhã) modelos de desconstrução da reprodução das injustiças sociais.
  • Idioma, Híbrido e Terceiros Espaços
    • Este módulo de nosso MOOC foca na noção de terceiro espaço e de hibridismo em relação à interculturalidade. O objetivo é lhe ajudar a refletir sobre suas próprias reações e crenças sobre "o outro" à luz da dimensão intercultural no ensino e aprendizagem de línguas. Em particular, você será introduzido(a) à noção de Terceiros Espaços em relação ao uso da linguagem híbrida, ajudando-o(a) a chegar a termos com a noção de diferença, através de experiências de contradição e ambivalência, o que o(a) levará a considerar identidades e significados híbridos.
  • Mobilidade Intercultural e Autodesempenho
    • Neste módulo estaremos interessados em saber como as autobiografias multilíngües contam a história do mundo, ou melhor, o tout-monde ou mundo-inteiro; vamos decompor os conhecimentos autobiográficos, teóricos e artísticos sobre a experiência intercultural. Vamos trazer à ressonância experiências interculturais e práticas autobiográficas multimodais.

Taught by

Anne-Marie Truscott, Isabel Tejada, Paola Andrea Gamboa Diaz and Muriel Molinié

Reviews

Start your review of Compreender as dimensões interculturais na vida cotidiana

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.