Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Liderança Equilibrada e Cultura de Inclusão

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Nossas boas-vindas ao Curso Liderança Equilibrada e Cultura de Inclusão.

Neste curso, você aprenderá que, em qualquer segmento da economia, temos poucas ou muitas mulheres na base, dependendo de qual é o setor, mas sempre temos poucas ou raras mulheres no topo. As mulheres costumam estar relativamente bem representadas no mercado de trabalho, mas podem ser até nulas nos conselhos de administração das empresas, por exemplo. O objetivo deste curso é descrever e discutir como a liderança equilibrada de gênero pode ser uma forma eficiente de gestão no mundo corporativo, por meio de dados e casos reais, assim como ilustrar a cultura de inclusão nas organizações contemporâneas.

Ao final deste curso, você será capaz de articular ideias e soluções sobre a equidade de gênero aplicada às organizações, por meio de lideranças mais balanceadas e ambientes que promovem a diversidade.

Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos.

Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados.

Bons estudos!

Syllabus

  • O Papel de Gênero nas Lideranças
    • As mulheres são minoria nas lideranças corporativas em grande parte do mundo e, dado este cenário, torna-se relevante informar sobre esse status na sociedade e nas organizações, assim como inferir sobre as competências que as mulheres agregam ao participar mais ativamente das decisões estratégicas.
  • Os Fenômenos e os Problemas de Gênero nas Oorganizações
    • O objetivo deste módulo é ilustrar os principais fenômenos enfrentados pelas mulheres no ambiente corporativo: assédio moral, assédio sexual, mansplaining, manterrupting, bropriating, por exemplo, com a finalidade de esclarecer as dificuldades implícitas que, muitas vezes, impedem os avanços das mulheres nas organizações
  • As Barreiras Implícitas na Trajetória Profissional das Mulheres
    • Neste módulo, propõe-se interpretar por que as mulheres dificilmente ascendem aos principais cargos estratégicos de uma organização. Alguns dizem ser por vontade própria, enquanto outros alegam os fenômenos do glass ceiling e glass cliff. O crescimento das mulheres, muitas vezes, é impedido por fatores implícitos e pouco discutidos nas organizações.
  • Boas Práticas de Ações Afirmativas nas Organizações
    • Com uma abordagem mais prática, a proposta deste módulo é destacar e discutir as iniciativas que as organizações têm desenvolvido para atingir a equidade de gênero no seu ambiente de trabalho, à medida que criam e melhoram ações, práticas e políticas de gênero.

Taught by

Lina Nakata

Reviews

4.9 rating at Coursera based on 16 ratings

Start your review of Liderança Equilibrada e Cultura de Inclusão

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.