Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Google

Serviços de infraestruturas e administração de sistemas

Google via Coursera

Overview

Este curso vai fazer a transição do trabalho num único computador para uma frota inteira. A administração de sistemas é o campo das TI responsável por manter sistemas de computadores fiáveis num ambiente multiutilizador. Neste curso, vai saber mais sobre os serviços de infraestruturas que mantêm todas as entidades, sejam grandes ou pequenas, a funcionar. Vamos analisar detalhadamente a nuvem para que compreenda tudo, desde configurações de infraestruturas na nuvem habituais até saber como gerir os recursos na nuvem. Também vai aprender a gerir e a configurar servidores, bem como a utilizar ferramentas do setor para gerir computadores, informações do utilizador e a produtividade do utilizador. Por fim, vai aprender a recuperar a infraestrutura de TI da sua entidade caso ocorra um desastre. No final deste curso, vai conseguir: ● utilizar práticas recomendadas para escolher hardware, fornecedores e serviços para a sua entidade. ● compreender como funcionam os serviços de infraestruturas mais comuns que mantêm uma entidade em funcionamento e como gerir servidores de infraestruturas. ● compreender como tirar o máximo partido da nuvem para a sua entidade. ● gerir os computadores e os utilizadores de uma entidade através dos serviços de diretório Active Directory e OpenLDAP. ● escolher e gerir as ferramentas que a sua entidade irá utilizar. ● fazer uma cópia de segurança dos dados da sua entidade e saber como recuperar a infraestrutura de TI caso ocorra um desastre. ● utilizar os conhecimentos de administração de sistemas para planear e melhorar os processos para ambientes de TI.

Syllabus

  • O que é a administração de sistemas?
    • Damos-lhe as boas-vindas ao curso Administração de sistemas da Certificação profissional de apoio técnico de TI! Na primeira semana deste curso, vamos abordar os princípios básicos da administração de sistemas. Vamos abordar as políticas organizacionais, os serviços de infraestrutura de TI, o aprovisionamento de utilizadores e hardware, a manutenção de rotinas, a resolução de problemas e a gestão de potenciais problemas. No final deste módulo, vai compreender as funções e as responsabilidades de um administrador de sistemas. Vamos começar!
  • Serviços de redes e de infraestrutura
    • Na segunda semana deste curso, vamos adquirir conhecimentos acerca dos serviços de redes e de infraestrutura. Vamos abordar o que são serviços de infraestrutura de TI e o respetivo papel na administração de sistemas. Também vamos adquirir conhecimentos sobre os sistemas operativos de servidores, a virtualização, os serviços de redes, o DNS para serviços Web e como resolver problemas de serviços de redes. No final deste módulo, vai saber quais são os serviços de infraestrutura de TI mais comuns que encontrará ao lidar com tarefas de administração de sistemas.
  • Serviços de software e de plataformas
    • Na terceira semana deste curso, vamos explorar os serviços de software e de plataformas. Vamos abordar que tipos de serviços de software e de plataformas pode encontrar numa função no setor tecnológico e como geri-los. Vamos aprender como configurar os serviços de email, os serviços de segurança, os serviços de ficheiros, os serviços de impressão e os serviços de plataformas. Vamos explorar as formas de resolução de problemas de serviços de plataformas e os problemas comuns a ter em conta. No final deste módulo, vai compreender como configurar e gerir serviços de infraestrutura de TI para ajudar uma empresa a manter-se produtiva, manter as informações seguras e fornecer aplicações aos respetivos utilizadores.
  • Serviços de diretório
    • Na quarta semana deste curso, vamos adquirir conhecimentos acerca de serviços de diretório. Especificamente, vamos abordar como dois dos mais populares serviços de diretório, o Active Directory e o OpenLDAP, entram em ação. Vamos explorar o conceito de gestão centralizada e como isto pode ajudar os administradores de sistemas a manterem as diferentes partes de uma infraestrutura de TI e prestarem apoio técnico às mesmas. No final deste módulo, vai saber como adicionar utilizadores e palavras-passe, assim como utilizar políticas de grupo, no Active Directory e no OpenLDAP.
  • Recuperação de dados e cópias de segurança
    • Na quinta semana deste curso, vamos adquirir conhecimentos acerca da recuperação de dados e das cópias de segurança. Em qualquer função no setor tecnológico, é importante saber como fazer cópias de segurança e recuperar dados. Para a administração de sistemas, é ainda mais importante. Também vamos adquirir conhecimentos acerca das práticas empresariais comuns como a conceção de um plano de recuperação de desastres e a elaboração de documentação post mortem. No final deste módulo, vai saber quais são as vantagens e desvantagens entre cópias de segurança no local e fora do local, compreender o valor e a importância dos testes de cópias de segurança e de recuperação, saber quais são as diferentes opções de cópias de segurança de dados (bem como os riscos) e compreender a finalidade e o conteúdo de um plano de recuperação de desastres.
  • Projeto final
    • Parabéns, chegou à semana final do curso! A última semana deste curso é dedicada ao projeto final. No projeto final, vai aplicar todas as aptidões que aprendeu neste curso ao providenciar consultoria de administração de sistemas. Vai avaliar a infraestrutura de TI de três empresas fictícias (mas baseadas na vida real) e fornecer recomendações e conselhos sobre como apoiar a respetiva infraestrutura de TI. No final deste projeto, vai demonstrar as aptidões e as técnicas de resolução de problemas de um administrador de sistemas. Boa sorte!

Taught by

Google Career Certificates

Reviews

4.9 rating at Coursera based on 29 ratings

Start your review of Serviços de infraestruturas e administração de sistemas

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.