Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Teoria dos Jogos: Da Teoria à Prática

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Teoria dos Jogos: Da Teoria à Prática. Neste curso, você aprenderá que a Teoria dos Jogos é um ramo da Economia que trata da análise da tomada de decisões quando todos os tomadores de decisões são presumivelmente racionais, e cada um procura prever as ações e reações de seus concorrentes. Desta forma, terá subsídios para tomar decisões. Por exemplo, de fazer ou não acordos, desencorajar a entrada no mercado de potenciais concorrentes, de preços quando as condições de demanda e custo apresentam variações ou novos concorrentes entrarem no mercado, dentre outras. Ao final deste curso, você será capaz de jogar o jogo da estratégia e tomar decisões, levando em consideração que o resultado previsto é a melhor solução para todos os players. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Fundamentos Básicos
    • Neste módulo, os temas abordados serão as principais características dos Tipos de Mercados, Modelos e Componentes dos jogos estratégicos.
  • Jogos Simultâneos e o Equilíbrio de Nash
    • Neste módulo, será abordado como os jogadores tomam suas decisões de interação estratégica. Desde jogos que possuam estratégias estritamente dominantes ou não. Será estudado o Equilíbrio de Nash e Simulações de jogos importantes para os negócios.
  • Jogos Estritamente Competitivos e Estratégias Mistas: Prevenindo-se do Conflito
    • Neste módulo, será abordado qual é a melhor forma de se enfrentar uma situação de interação estratégica em que o conflito de interesses é irreconciliável e como pode se evitar que outro jogador me cause uma surpresa desagradável. Será estudado como devemos analisar um jogo sequencial em que algum dos jogadores tenha a possibilidade de decidir conhecendo a decisão do jogador que o antecedeu.
  • Ameaças, Desencorajamento à entrada e Leilões
    • Neste módulo, serão abordadas situações de ameaças vazias e merecedoras de crédito, situações de negociação de jogos competitivos e como desencorajar a entrada de um concorrente. Será estudado os vários tipos de Leilão e como aumentar a probabilidade de o vendedor aumentar sua receita e do comprador adquirir um objeto por um preço razoável.

Taught by

Jose Eduardo Amato Balian

Reviews

Start your review of Teoria dos Jogos: Da Teoria à Prática

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.