Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Coursera

Transição energética e ecológica em países do sul

École normale supérieure via Coursera

Overview

Este MOOC encontra-se na confluência do desenvolvimento dos países do Sul e do desenvolvimento sustentável. Tem uma dimensão macroeconómica e financeira, trazida em particular por Gael Giraud e Alain Grandjean como intervenientes, uma dimensão ecológica e climática trazida em particular por David Claessen e pelos intervenientes da ENS, e uma dimensão de foco nos países do Sul, particularmente pelos intervenientes da AFD. Eis os objetivos de aprendizagem para a totalidade da formação Obj 1: Conseguir estabelecer a relação entre a transição energética, a transição ecológica, o papel da energia na economia, o modelo de desenvolvimento económico e as questões de financiamento Obj 2: Saber defender e argumentar, quanto aos desafios, a necessidade de mudar a realidade para pôr em prática estratégias e planos de ação Obj 3: Saber estabelecer a relação entre a transição energética e as soluções de financiamento, saber estabelecer a relação entre compreensão e ações Ninguém contesta a necessidade imperativa de assegurar um desenvolvimento assente no bem-estar e numa distribuição equitativa da riqueza para todos.

Syllabus

  • Bem-vindo !
  • Semana 1 : A insustentabilidade ecológica do nosso modelo de desenvolvimento
    • O diagnóstico do nosso modelo de desenvolvimento atual é pouco atraente: não luta ou luta de forma pouco eficaz contra as desigualdades. Pior, está a agravá-las, ao mesmo tempo que degradam o nosso planeta. Apenas as transições energéticas e ecológicas podem conciliar o crescimento económico e o cumprimento da agenda social dos Estados, tanto no Norte como no Sul.
  • Semana 2 : Os modelos económicos dominantes impedem a transição energética e ecológica
    • O primeiro passo para superar o fundamentalismo do mercado é aceitar novos indicadores que complementem o PIB. Estes últimos vão além do mero aspeto monetário do bem-estar e têm em conta, não só as externalidades positivas geradas pelos setores sociais, mas também as externalidades negativas ambientais associadas às atividades humanas. Assim, pararemos de medir o crescimento fictício e seremos capazes de promover políticas públicas sustentáveis. Paralelamente, o sucesso destas políticas depende da capacidade dos atores de estabelecerem a sua estratégia a longo prazo. Mas, sem uma regulamentação mais rigorosa da esfera financeira, os países do Sul não terão capacidade orçamental para financiar grandes projetos de transição.
  • Semana 3: A trajetória da transição energética, descarbonizar o PIB!
    • A contabilidade de carbono pretende reconciliar o horizonte temporal das nossas ações com os desafios da transição energética. Limita os comportamentos a curto prazo através da encriptação das externalidades das atividades sectoriais e legitima o desenvolvimento de uma regulamentação punitiva. Facilita as estratégias de cooperação, possibilitando as comparações internacionais e assegurando a transparência das negociações. Em suma, permite estabelecer diagnósticos por país, identificar os projetos de contabilidade climática e redirecionar os investimentos para os ativos verdes.
  • Semana 4: O modelo de uma transição ecológica para uma nova prosperidade
    • As atividades humanas estão prestes a gerar uma sexta extinção dos seres vivos! Porém, a biodiversidade; diversidade da fauna e da flora marinhas e terrestres; contribui para a resiliência dos nossos ecossistemas perante as mudanças climáticas. A sua preservação é imperativa porque nos prestam serviços indispensáveis à nossa vida quotidiana: o aprovisionamento de recursos naturais e o fornecimento de bem-estar cultural.
  • Semana 5: A governação da transição energética e ecológica
    • A COP21 enfatiza a importância das cidades como parte interessada nas transições. Estão perto dos atores do território que concentram 70% do consumo de energia. Além disso, em 2030, os habitantes do Sul representarão 70% da população mundial. Portanto, o desafio é promover uma abordagem transversal articulando o papel dos Estados, das cidades e dos bancos de desenvolvimento regionais e internacionais. Desta forma, poderemos garantir o financiamento de uma urbanização compacta planeada, eficiente em termos de recursos e com baixas emissões.
  • Semana 6: O financiamento da transição energética e ecológica
    • O Relatório Stern, publicado em 2006, diz-nos que, ao financiar as transições (1% do PIB mundial), poupamos! O que será verdadeiramente dispendioso é a nossa passividade, porque teremos de mobilizar mais de 20% do PIB mundial para fazer face às alterações climáticas.

Taught by

the late David Claessen, Alain Grandjean and Gael Giraud

Reviews

4.4 rating at Coursera based on 10 ratings

Start your review of Transição energética e ecológica em países do sul

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.