Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Udemy

Aprendendo terminal Linux pondo a mão na massa!

via Udemy

Overview

Aprenda comandos práticos e úteis para te ajudar a resolver problemas do mundo real. Focado em resultados.

What you'll learn:
  • No final do curso você conseguirá usar o Linux para manipular arquivos texto
  • Você descobrirá como extrair a informação que você precisa de um arquivo de milhares de linhas
  • Aprenderá ainda como criar diretórios e removê-los do sistema
  • Entenderá o poderoso conceito de piping e vai utilizá-lo já na segunda aula!
  • Vai entender que muitos problemas podem ser resolvidos com o uso do terminal ;-)

* Um certificado de conclusão digital válido é oferecido para os estudantes que completarem o curso. O seu certificado tem um código de verificação para autenticidade.

Parabéns pela sua decisão em se aventurar pela linha de comando do Linux. O objetivo do nosso curso é te ajudar a entender principais comandos de manipulação de textos/arquivos dentro do terminal Linux.

O curso foi criado com o objetivo de levar um aprendizado descomplicado e empolgante. Através de videoaulas diretas e rápidas você utilizará comandos linux já nos primeiros 5 minutos. A abordagem é "hands-on", ou seja, sempre focado em obter um resultado para o comando desenvolvido. O importante é despertar em você o interesse e aguçar a curiosidade pelo trabalho na CLI (command line interface).

Além das videoaulas completas e diaticamente elaboradas (com a experiência de já ter ministrado esses mesmos ensinamentos presencialmente dezenas de vezes) você ainda contará com:

  • Máquina virtual prontinha para você apenas baixar e começar a fazer o curso no mesmo dia;
  • Apostila de exercícios contendo todas as atividades desenvolvidas nas video-aulas;
  • Listas de exercícios extras que são disponibilizadas na última seção do curso para que você sedimente tudo que foi ensinado e praticado durante o curso;
  • Perguntas teste de fixação ao final de cada sessão. Nada chato e tedioso! Mas sim perguntas diretas para reforçar seu aprendizado.

Em quanto tempo você consegue terminar esse curso?

Bom, você pode realizá-lo até mesmo em um único dia! Mas te aconselho quebrar o aprendizado em pelo menos 2 ou 3 dias e o mais importante: PRATIQUE AS ATIVIDADES!

Mas quais os benefícios que você como aluno irá obter a partir desse curso?

  • Você aprenderá conceitos básicos de uso da linha de comando do terminal Linux
  • Conhecerá os principais comandos de manipulação de textos e arquivos do sistema operacional
  • Entenderá conceitos fundamentais para melhor utilização do "poder de fogo" do Linux, como por exemplo o conceito de piping de comandos
  • Descobrirá como criar e apagar pastas a partir da linha de comando.
  • Vai ainda descobrir porque o Linux possui um comando para mostrar um arquivo de trás pra frente e outro para mostrar o conteúdo da forma tradicional

Ou seja, ao concluir esse curso você será capaz de manipular conteúdo de arquivos, copiar, apagar e criar arquivos e diretórios além de ter uma noção melhor de como o sistema operacional funciona "sob o capô".

O escopo do curso é linha de comando, letras brancas e fundo preto. São poucos analistas e profissionais da área de tecnologia que se enveredam pela linha de comando pois preferem o caminho mais fácil com janelas e ícones coloridos ;-). Quer um diferencial no mercado de trabalho? Aprenda BASH!

O objetivo do curso é ainda, te apresentar os comandos de forma rápida e então trazer problemas para serem resolvidos com a utilização do que aprendeu. A abordagem pedagógica é de experimentação onde você deverá buscar/procurar/testar/fuçar/descobrir a utilização dos comandos. Use a ajuda do próprio shell!

Ao invés de analisar as toneladas de opções de cada comando, iremos USÁ-LOS para resolver problemas.

O instrutor desse treinamento possui vasta experiência no assunto tendo trabalhado diretamente com essa tecnologia e hoje é professor do curso de sistemas de informação ensinando há vários anos analistas, programadores e estudantes a trabalharem mais de perto com o sistema operacional.

Taught by

Tiago Bacciotti Moreira, Lucas Bacciotti Moreira and José Lucas Baciotti

Reviews

4.7 rating at Udemy based on 2353 ratings

Start your review of Aprendendo terminal Linux pondo a mão na massa!

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.