Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Udemy

Como administrar um pequeno grande negócio

via Udemy

Overview

Rotinas gerenciais completas para o mais completo leigo (empreendedores individuais e autônomos)

What you'll learn:
  • Entender como funciona o controle de caixa;
  • Fazer lançamentos de entrada e saída de dinheiro;
  • Entender a importância do cadastro de clientes e de fornecedores;
  • Entender o funcionamento do controle de estoque e para que serve o estoque mínimo;
  • Trabalhar com contas a pagar dentro de sua empresa, contas a receber e fazer todo o tipo de lançamento e ajustes.
  • Gerar relatórios e analisa-los de forma a conhecer a saúde financeira e gerencial do negócio;
  • Aprender sobre Backup e da importância de fazê-lo;
  • Gerar de forma automática Recibos e Notas Promissórias;
  • Praticar um verdadeiro laboratório gerencial com mais 90 atividades

Olá. Parabéns pelo seu interesse no treinamento “Como administrar um pequeno negócio: Rotinas gerenciais completas para o mais completo leigo”.

Você sabia que em muitas cidades pessoas começam pequenos negócios sem o conhecimento mínimo gerencial necessário para se administrar?

Além disso, muitas pessoas que querem começar a trabalhar no comércio não detém conhecimento necessário para se fazer um lançamento no caixa?

Invista alguns minutos e escute essa história que vou lhe contar:

Há alguns anos conversando com uma colega que tinha uma pequena loja de roupas femininas perguntei-lhe como ela fazia o controle de seus recebimentos, vendas e clientes. Ela me disse que tinha uma agenda com os nomes e telefones dos clientes e fazia o controle manual das notas a receber. Porém ela se queixava de não encontrar a informação facilmente quando mais precisava.

Pedi para olhar o livro caixa e ela me respondeu que escrevia algumas coisas, mas nem sempre se lembrava de anotar tudo no caderno.

Nesse momento eu expliquei que não é necessário usar um computador ou programa para se controlar uma empresa, porém deve-se ter um nível de organização satisfatório que permita encontrar rapidamente uma conta a receber de um cliente ou verificar o lançamento de um determinado valor no caixa.

Nesse momento eu lhe perguntei: “Renata (nome fictício), você tem um pequeno negócio e vende bem (incrível como o negócio de roupas parece não sofrer tanto com a crise) mas acho que, se me permite, poderia gerenciar melhor sua empresa. Gostaria de aprender a gerenciá-la de forma mais eficiente?

Em alguns dias repassamos conceitos básicos de administração, coisas muito simples que não requerem na verdade um curso superior mas se as pessoas aplicassem poderiam se organizar melhor e ter a informação certa no momento necessário. Percebi então que muitas outras pessoas tinham empresas e sofriam do mesmo problema de organização de informação. Sempre que comento sobre isso me lembro do livro “O Mito do Empreendedor” onde o autor faz uma distinção muito interessante sobre o gerente, o empreendedor e o técnico. Nem sempre a pessoa que é boa para FAZER será boa para GERENCIAR. Pelo menos não de forma automática. Mas pode aprender, e muito rápido.

De qualquer forma, algumas coisas se destacam nesse caso (e em muitos outros casos semelhantes no Brasil):

  • Algumas empresas não utilizam rotinas gerenciais básicas para se organizar o negócio como controle de estoque, contas a pagar, cadastros de clientes, etc.
  • Por incrível que pareça até mesmo um controle de caixa muitas vezes não é feito.
  • Existem muitos softwares para gerenciamento de empresas no mercado mas a maior parte deles é MUITO COMPLEXO e assusta. Aliás, devemos quebrar esse mito que se algo é complexo e difícil deve ser bom, não é mesmo?
  • Muitos proprietários de microempresas não possuem conhecimento sobre o uso de planilhas eletrônicas
  • Muitos jovens que estão buscando o primeiro emprego ou uma recolocação profissional dentro de uma empresa não sabem como, por exemplo, fazer um lançamento no livro caixa ou acabam confundindo e tendo retrabalho depois para consertar.
  • É possível com um investimento curto de tempo entender esses conceitos fundamentais para se gerenciar um negócio.
  • Não é necessário gastar alguns milhares de reais em um programa administrativo ou ter que pagar mensalidades para o resto da vida para se cadastrar clientes, fornecedores e contas!
  • É muito fácil um palestrante falar de forma teórica sobre gerencia sem o aluno nunca colocar a mão na massa!

Ora, logo após aquela história e ter observado similaridades em casos semelhantes acabei desenvolvendo uma solução prática, simples e eficiente para se administrar um negócio.

Como professor sempre busco transmitir o conhecimento de forma simples e construindo conceitos de forma gradativa de forma que o aluno possa realmente aproveitar e depois aplicar o que aprendeu sem seu trabalho. Aliás ao propor uma solução para se fazer um gerenciamento de um pequeno negócio eu busquei evitar adicionar a funcionalidade X ou Y que poderia ser usado em 1% dos casos!

Ok, mas estamos falando aqui de um curso ou de um programa de computador?

O que você tem nas mãos é um curso de rotinas gerenciais 100% prático. Você irá absorver conceitos básicos de gerenciamento efetivamente usando um software administrativo!

Veja bem, além do conhecimento adquirido com esse treinamento você também poderá usar o software que acompanha o curso de forma irrestrita e instalar em quantos computadores quiser.

Exatamente, o software de controle gerencial que você vai usar durante todas as aulas do curso é inteiramente seu e poderá usar para administrar seu negócio. Além disso, mesmo que você já tem um software gerencial ou pretenda fazer seu controle usando planilhas no computador os conceitos são aplicáveis do mesmo jeito!

Na verdade o que é importante é conhecer o funcionamento e rotinas administrativas básicas dentro da empresa e a ferramenta que usará é apenas consequência.

"Deve-se aprender fazendo a coisa; pelo pensamento você acha que sabe. Você não tem certeza, até que você tente." (Sófocles)

Se você já fez algum de nossos outros cursos sabe que nosso foco é no aprendizado do aluno e por isso que nesse curso não vou falar conceitos complexos de contabilidade ou administração. O curso é gerencial e prático e vai te permitir aprender efetivamente fazendo. Se você espera um curso com intermináveis Bullets no Powerpoint esse curso não é para você. É claro que conversaremos um pouco nos primeiros minutos mas depois trabalharemos os conceitos e FAREMOS JUNTOS DEZENAS DE EXERCÍCIOS.

Comece agora e domine de forma prática!

Taught by

Tiago Bacciotti Moreira, Lucas Bacciotti Moreira and José Lucas Baciotti

Related Courses

Reviews

Start your review of Como administrar um pequeno grande negócio

Never Stop Learning!

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Sign up for free