Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Udemy

Curso Completo do Desenvolvedor NodeJS e MongoDB

via Udemy

Overview

Aprenda a criar sites e sistemas web utilizando a plataforma NodeJS e o banco de dados MongoDB

What you'll learn:
  • Aprenda a criar aplicações NodeJS integradas com o banco de dados MySQL e MongoDB utilizando Design Pattern MVC.
  • Aprenda a utilizar o JavaScript no back-end como linguagem de programação para páginas dinâmicas.
  • Aprenda a utilizar o framework Express, o gerenciador de pacotes NPM e o engine de views EJS.
  • Aprenda a usar os módulos Consign, Body-parser, Express-validator, Express-session, Crypto e Connect-Multiparty.

Aprenda a desenvolver aplicações web com esse curso completo de NodeJS e MongoDB, um curso 100% prático que vai te deixar por dentro de duas das tecnologias mais valorizadas pelo mercado.

Entendendo as tecnologias:

O que é NodeJS?

O NodeJS é uma plataforma de execução de códigos JavaScript que permite ao programador desenvolver aplicações web utilizando o JavaScript como linguagem de back-end. Com NodeJS você poderá criar servidores facilmente escaláveis capazes de responder a milhares de requisições simultâneas sem dar deadlock ou negá-las.

O que é MongoDB?

O MongoDB é um banco de dados No-SQL (não relacional) cuja utilização está em ascensão. Trata-se de uma aplicação de código fonte aberto, de alta performance, sem esquemas, orientado a documentos.

Resumo do curso:

Neste curso você aprenderá a criar aplicações com o NodeJS e o MongoDB, aprenderá a utilizar o framework Express em conjunto com o design pattern MVC, fará uso do gerenciador de pacotes NPM e do engine de views EJS, tudo para criar aplicações profissionais.

Aprenda a utilizar os seguintes módulos:

  • Consign: Para realizar autoload de módulos
  • Body-parser: Para receber parâmetros de formulários trafegados em requests.
  • Express-validator: Para validação de dados
  • Express-session: Para criação de variáveis de sessão
  • Crypto: Para criptografia de dados utilizando MD5
  • Connect-Multiparty: Para upload de arquivos


Aprenda de verdade

Durante o curso desenvolveremos uma série de projetos reais, a ideia é botar os ensinamentos em prática e ir ganhando confiança nas tecnologias conforme você aprende. Aí vão os projetos que desenvolveremos juntos:

- Portal de notícias: O objetivo deste projeto é introduzi-lo ao universo NodeJS. Vamos criar uma aplicação simples, mas funcional, com recursos básicos e fundamentais para utilizar de forma produtiva a plataforma NodeJS.

- Chat multiusuário: O objetivo deste projeto consiste em aprendermos o recurso de websockets, uma tecnologia que permite a comunicação bi-direcional entre clientes (browsers) e servidores, com esta tecnologia é possível criar aplicações em real-time e quebrar o paradigma de que requisições são feitas apenas por parte do cliente.

- MMORPG baseado na série de TV Game Of Thrones: O objetivo deste projeto consiste em integrar uma aplicação NodeJS com o banco de dados MongoDB demonstrando na prática como realizar as 4 operações básicas de inclusão, consulta, atualização e remoção de documentos. Neste projeto também será ensinado o método de autenticação por sessão para controle de páginas restritas da aplicação.

- Instagram Clone: O Objetivo deste projeto consiste na criação de uma API RESTful em conjunto com uma aplicação web cliente baseada no Instagram. Neste módulo iremos nos aprofundar um pouco mais no protocolo HTTP e aprenderemos a utilizar além dos tradicionais métodos POST e GET os métodos PUT e DELETE.


Tá em dúvida? Experimente!

Esse curso tem 30 dias de garantia, tempo de sobra para você testar e aprovar. (E claro, se não gostar é só solicitar reembolso!)

E aí? Pronto para aprender a desenvolver com NodeJS e o MongoDB? Junte-se a mais de 4 mil alunos que já se matricularam nesse curso! Comece já!

Taught by

Jorge Sant Ana

Reviews

4.5 rating at Udemy based on 8033 ratings

Start your review of Curso Completo do Desenvolvedor NodeJS e MongoDB

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.