Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Udemy

Git e GitHub do básico ao avançado (c/ gist e GitHub Pages)

via Udemy

Overview

Aprenda do básico ao avançado Git e GitHub, uma abordagem prática para o controle de versão e manutenção de repositórios

What you'll learn:
  • Utilizar o Git e GitHub de modo correto como no dia a dia de um desenvolvedor de software
  • Comandos básicos e avançados do Git
  • Gerenciar repositórios locais e também em servidores externos como no GitHub
  • Criar e compartilhar gists
  • Criar um portfólio com o GitHub Pages
  • Fluxo completo de controle de versão de um projeto (Code Review, Pull Request, Issues e etc.)
  • Criar documentos com Markdown

Neste curso de Git e GitHub completo com certificado, você vai aprender essas ferramentas dos conceitos mais básicos até as aplicações mais avançadas e técnicas para gerenciar e administrar os seus repositórios.


A ideia central é trazer uma abordagem prática, onde todos os comandos e recursos serão explicados como são utilizados no dia a dia de um desenvolvedor, ou seja, depois do curso você estará apto a utilizar o Git profissionalmente!


Veja alguns dos recursos que o curso possui:


  • Git aplicado a prática de um dev, desde os comandos fundamentais aos mais avançados;

  • GitHub completo: Issues, Pull Requests, Code Review, Wiki, Projetos e etc;

  • Criação de gists para compartilhamento de código;

  • Desenvolvimento de um portfólio utilizando o GitHub Pages;

  • Criação de documentos de texto incríveis com Markdown;

  • e muito mais!


Além de aprender tudo sobre controle de versão para projetos de desenvolvimento de software, nesse curso Git e GitHub do zero ao avançado, você vai criar o seu portfólio e hospedar nos servidores do GitHub, de forma totalmente gratuita, marcando a sua presença na web.


Lembrando também que o curso é voltado para a prática, o objetivo é fazer você compreender teoria e prática do versionamento de projetos utilizando Git e GitHub, explicando cada detalhe e pondo os pingos nos is, não deixando nada nas entrelinhas.


O que é Git?


O Git é um sistema de controle de versão bastante usado. Ele foi criado por Linus Torvalds em 2005, inicialmente para o desenvolvimento do kernel do Linux, e desde então se tornou uma das ferramentas mais populares e poderosas para controle de versão.


Ele é projetado para gerenciar e controlar as alterações em um conjunto de arquivos ao longo do tempo, permitindo que várias pessoas colaborem em projetos de software de forma eficiente. Ao contrário de sistemas de controle de versão centralizados, o Git opera em um modelo distribuído, o que significa que cada desenvolvedor tem uma cópia completa do repositório em seu ambiente local.


Qual a diferença de Git e GitHub?


Git e GitHub são conceitos relacionados, mas têm funções e propósitos diferentes.


O Git é um sistema de controle de versão distribuído que permite rastrear as alterações em arquivos e coordenar o trabalho em equipes de desenvolvimento de software. Ele é executado localmente em seu computador e não requer conexão com a internet. Com o Git, você pode criar ramificações para desenvolver recursos separadamente, mesclar alterações de diferentes ramificações e reverter para versões anteriores do código.


Já o GitHub é uma plataforma de hospedagem de código baseada em nuvem que permite armazenar, compartilhar, colaborar e gerenciar repositórios Git. É uma plataforma online que requer conexão com a internet. Além de armazenar repositórios Git, ele oferece recursos adicionais, como rastreamento de problemas, solicitações de pull, controle de acesso baseado em permissões e integração com outras ferramentas de desenvolvimento.


Neste curso você aprenderá Git e GitHub do básico ao avançado!


Por que usar Git e GitHub juntos?


Usar Git e GitHub juntos oferece diversos benefícios para o desenvolvimento de software e colaboração em projetos. Veja:


Controle de versão distribuído: o Git permite controlar o histórico de alterações de forma distribuída, facilitando a colaboração em equipe.


Rastreamento de problemas e gerenciamento de projetos: ele possui recursos integrados para rastrear problemas e gerenciar projetos, o que ajuda na organização e na resolução de problemas.


Integração com serviços de CI/CD: O GitHub pode ser integrado a serviços de integração contínua e implantação contínua, automatizando testes e implantações.


Comunidade e compartilhamento de código: possui uma comunidade ativa de desenvolvedores, permitindo explorar projetos, colaborar e compartilhar código.


Como usar o Git no GitHub?


Para isso é necessário alguns passos básicos, como instalar o Git, criar conta no GitHub, criar um repositório, cloná-lo, e então executar alguns códigos. Mas nesse curso de Git e GitHub do zero ao avançado você vai aprender tudo!


O que é versionamento?


Versionamento, também conhecido como controle de versão, é o processo de gerenciar e controlar as alterações feitas em um conjunto de arquivos ao longo do tempo, que é a função do Git. É uma prática essencial no desenvolvimento de software e outros projetos que envolvem a criação e modificação de arquivos.


O versionamento permite que você acompanhe e registre as alterações feitas em um arquivo ou conjunto de arquivos ao longo do tempo. Cada alteração é registrada como uma nova versão ou revisão, permitindo que você rastreie o histórico completo de modificações e saiba exatamente o que foi alterado, quando e por quem.


Esse processo é utilizado no dia a dia de todos os desenvolvedores, por isso é muito importante aprender a versionar projetos com git.


Por aqui já expliquei tudo o que poderia escrever, agora é hora de aprender com esse ótimo curso em vídeo que apresentei!


Está pronto para dominar o versionamento? Então, te espero no curso para explorarmos o Git e o GitHub do básico ao avançado!


Taught by

Matheus Battisti

Reviews

4.8 rating at Udemy based on 3895 ratings

Start your review of Git e GitHub do básico ao avançado (c/ gist e GitHub Pages)

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.