Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Coursera

Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software

Instituto Tecnológico de Aeronáutica via Coursera

Overview

Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios orientados a objetos, TDD e conceitos avançados de Java aplicados à Web e banco de dados exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em planejar e gerenciar o desenvolvimento das aplicações com base em modernas práticas de modelagem ágil. O objetivo deste curso é expor você às principais técnicas e princípios de desenvolvimento ágil, em especial aos que se popularizaram pela sua utilização no framework Scrum e na metodologia XP (Extreme Programming). Apresentamos o Scrum&XP, uma combinação apropriada do framework Scrum com a metodologia XP – Extreme Programming, sem no entanto afirmar que você estará aprendendo tudo sobre Scrum ou sobre XP. Os conceitos apresentados neste curso incluem o seguinte: * Manifesto ágil e princípios de desenvolvimento ágil * Requisitos de software na forma de user stories e backlog de produto * Eventos e reuniões do Scrum&XP: Sprint, Sprint Planning, Planning Poker, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective, TDD e Programação em Pares * Papéis do Scrum: Product Owner, Time de Desenvolvedores e Scrum Master * Tarefas, Sprint Backlog, Quadro de Tarefas e Diagrama Burndown Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de implementar de modo ágil um sistema que incorpora um componente de gamificação constante do Trabalho de Conclusão do Programa de Cursos Integrados, com base nas boas práticas ágeis exercitadas neste curso com o Scrum&XP apresentado. Obs.: Embora o Programa de Cursos Integrados (descrito abaixo) seja sobre a linguagem Java no contexto de desenvolvimento ágil, neste curso em especial você poderá empregar a linguagem que desejar, embora incentivemos que os alunos dos cursos anteriores do programa faça uso do Java, pois será uma oportunidade muito enriquecedora de praticar TDD com Java da maneira que se faz na indústria de software. -- --- ---- coursera.org: ITA Programa de Cursos Integrados: Programação Java e Modelagem Ágil Curso 1: Orientação a Objetos com Java Curso 2: TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes Curso 3: Desenvolvimento Ágil com Java Avançado Curso 4: Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software Curso 5: Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto Curso 6: Técnicas Avançadas para Projeto de Software Curso 7: Arquitetura de Software em Projetos Ágeis Projeto Final: Aplicativo para Web com Componente Gamificado

Syllabus

  • Semana 1
    • Olá, bem-vindo ao Curso 4 – Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software! Estamos contentes que você esteja aqui para ter os primeiros contatos com modelagem ágil de software. Neste módulo introdutório, você será apresentado ao Scrum&XP, uma combinação apropriada do Scrum com o XP. Ao final deste módulo você também terá aprendido sobre Manifesto Ágil, user stories e visão da aplicação.
  • Semana 2
    • Olá, bem-vindo à Semana 2 do Curso 4 – Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software. Neste módulo você aprenderá a criar user stories de forma informal; aprenderá também a fazer coleta ágil de requisitos para a Análise Ágil, que não tenta ser completo de forma antecipada, fazendo questão de definir a visão da aplicação de acordo com o conceito EDUF (Enough Design Upfront – Projeto antecipado suficiente); você aprenderá agora com mais detalhes, no contexto do Scrum&XP, tudo sobre programação em pares.
  • Semana 3
    • Olá, bem-vindo à Semana 3 do Curso 4 – Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software. Neste módulo você aprofundará seus conhecimentos sobre os papeis do Scrum; terá aprendido como quebrar user stories em tarefas; e terá seus primeiros contatos com o planejamento de um sprint/iteração, com um hands-on interessante sobre o uso do Planning Poker para estimar o esforço/tamanho de user stories.
  • Semana 4
    • Olá, bem-vindo à Semana 4 do Curso 4 – Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software. Ao final deste módulo, você terá aprendido a usar de forma pensada diagramas apropriados na modelagem ágil; terá aprendido também princípios de modelagem ágil e como integrar o TDD no sprint do Scrum. Adicionalmente, você será exposto ao processo adotado, Scrum&XP, na preparação ágil do projeto por meio de um Sprint Zero e a uma forma mais detalhada sobre o Sprint Planning. Você também irá exercitar todo o conhecimento aprendido neste curso e no passado ao desenvolver uma pequena aplicação com gamificação!

Taught by

Eduardo Guerra and Clovis Fernandes

Reviews

4.6 rating at Coursera based on 200 ratings

Start your review of Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.