Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Coursera

TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes

Instituto Tecnológico de Aeronáutica via Coursera

Overview

Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, com método e organização graças às boas práticas e princípios exercitados no curso anterior; mas você talvez não se sinta ainda confortável em projetar programas usando técnicas ágeis, como o desenvolvimento guiado por testes (TDD). O objetivo deste curso é expor você aos princípios e práticas de desenvolvimento guiado por testes, tanto para modelar quanto para desenvolver aplicações e componentes de software, sem abandonar os conceitos e princípios de orientação a objetos aprendidos no curso anterior. De fato, pregamos que tais conceitos e princípios fortalecem o emprego do TDD no desenvolvimento ágil de software com mais qualidade. Este curso terá um grande foco em atividades hands-on, permitindo a você captar todos os aspectos práticos da técnica e facilitar a sua aplicação quando estiver projetando e desenvolvendo software de maneira ágil nos próximos cursos. Os conceitos de desenvolvimento de software com Java apresentados neste curso incluem o seguinte: revisão de testes de unidade; automação de testes; desenvolvimento guiado por testes; ciclo do TDD; refatoração de código de produção; ciclo de refatoração; uso de objetos stubs e mocks; boas práticas no TDD; modelagem de software por meio do TDD. Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de implementar, agora usando o TDD, versões modificadas e estendidas do componente de gamificação constante do Trabalho de Conclusão da Especialização, com base nas boas práticas exercitadas neste curso.

Syllabus

  • Semana 1
    • Olá, bem-vindo ao Curso 2 – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes. Neste módulo você fará contato com os conceitos básicos de TDD. Ao final desta semana, você será capaz de: 1) entender como funciona o TDD e, principalmente, que o TDD é uma técnica poderosa de projeto e desenvolvimento de software; 2) será capaz de entender o papel fundamental da Refatoracão dentro do ciclo do TDD, permitindo a você alcançar um código de mais qualidade passo a passo e continuamente!
  • Semana 2
    • Olá! Bem-vindo à Semana 2 do curso sobre TDD! Nesta semana você aprofundará seu contato prático com o TDD, bem como com o ciclo de Refatoração. Ao final desta semana, você será capaz de: 1) modelar uma classe com o TDD, entendendo os princípios que estão por trás; 2) entender o papel do mau cheiro" no Ciclo da Refatoração!
  • Semana 3
    • Olá! Bem-vindo à Semana 3 do curso sobre TDD! Nesta semana você aprofundará seu contato prático com casos de teste e com dependências entre classes no contexto do TDD. Ao final desta semana, você será capaz de: 1) modelar casos de teste a partir de responsabilidades para uso no ciclo TDD; 2) testar classes com dependências por meio de mock objects.
  • Semana 4
    • Olá! Bem-vindo à Semana 4 do curso sobre TDD! Nesta semana você aprofundará seu contato teórico e prático com técnicas de refatoração. Ao final desta semana, você será capaz de identificar alguns dos principais tipos de mau cheiro e aplicar técnicas de refatoração apropriadas para remoção segura desses maus cheiros.

Taught by

Eduardo Guerra and Clovis Fernandes

Reviews

4.7 rating at Coursera based on 405 ratings

Start your review of TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.