Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Udemy

Detecção de Faces com Python e OpenCV

via Udemy

Overview

Aprenda passo a passo como utilizar o Python e o OpenCV para detectar faces em imagens e pela webcam!

What you'll learn:
  • Entenda os conceitos teóricos sobre detecção facial utilizando técnicas de haarcascades
  • Aprenda a construir passo a passo uma codificação para encontrar faces em imagens e em vídeos
  • Aprenda a detectar objetos em imagens utilizando arquivos haarcascades já treinados

A detecção facial é uma das subáreas da Inteligência Artificial que tem como objetivo detectar faces de pessoas em imagens ou vídeos. Smartphones e câmeras fotográficas utilizam esses recursos para enquadrar as pessoas em uma foto, geralmente colocando um retângulo em torno da face das pessoas detectadas. Esse tipo de aplicação tem ganhado bastante relevância em sistema de segurança, por exemplo, nos quais é necessário identificar se existem pessoas em um ambiente para que o alarme seja disparado. Nesse contexto, é importante que o sistema saiba diferenciar uma pessoa de um gato, para que o alarme não toque desnecessariamente.

Neste curso utilizaremos a linguagem Python e a biblioteca OpenCV, que é uma das mais utilizadas atualmente para processamento digital de imagens e tarefas de detecção e reconhecimento de faces e/ou objetos. Você aprenderá passo a passo como detectar faces e olhos de pessoasem imagens e também pela webcam! Além disso, teremos um bônus no qual implementaremos a detecção de outros itens,como carros,relógios de parede e até gatos! Nós passaremos uma foto como parâmetro e o sistema identificará automaticamente a presença desses objetos ou animais! E o melhor é que o OpenCV possui recursos nativos para a programação desse tipo de função, o que torna o desenvolvimento bastante rápido e com poucas linhas de código!

É importante enfatizar que esse curso é baseado somente na detecção de faces e/ou objetos, ou seja, somente identificar se eles estão ou não presentes em uma imagem ou um vídeo. Em outras palavras, não faz parte do escopo do curso reconhecer uma determinada pessoa. Este curso é de nível iniciante, ou seja, se você nunca trabalhou com o OpenCV aplicado em Inteligência Artificial este materialé um ótimo ponto de partida!E não há problema se você não conhece a linguagemPython, pois os conceitos sãoapresentados de forma que se você tem uma noção básica de lógica de programação conseguirá acompanhar as aulas tranquilamente.

Preparado(a) para dar um importante passo na sua carreira? Aguardo você no curso! :)

Importante: o material deste curso é o mesmo do curso Detecção de Faces com Java e OpenCV

Taught by

Jones Granatyr and IA Expert Academy

Reviews

4.4 rating at Udemy based on 891 ratings

Start your review of Detecção de Faces com Python e OpenCV

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.