Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Udemy

SUPER ACADEMIA BI - 18 cursos em 1 - tudo em um único lugar

via Udemy

Overview

O que realmente importa para ser um profissional da área de dados - unindo teoria e muita, muita prática

What you'll learn:
  • Construção de banco de dados do zero
  • Trabalhando com Tabelas, procedures, funções, entendendo sobre PK, FK e Constraits
  • Construção de Um Projeto de DW do ZERO
  • Entendendo o que é FATO, Dimensão e como são construidos
  • Aprendendo a criar carga para os dados: STAGING AREA, DIMENSÃO e FATO
  • Aprendendo a levantar dados com os gestores: Matriz de Necessidades e Fonte de Dados
  • Modelagem Multidimensional: Star Schema e Snow Flake
  • Construindo e trabalhando com estatística na Linguagem R
  • Aprendendo a construir testes estatísticos dos mais variados no R
  • Trabalhando com as principais ferramentas de Data Discovery: POWER BI, TABLEAU, QLIK SENSE
  • Construção de gráficos, dashboards, painéis e montando suas história dos dados (Storytelling)
  • Trabalhando com mineração de dados, as técnicas: CLASSIFICAÇÃO, INDUÇÃO DE REGRAS, REGRAS DE ASSOCIAÇÃO, AGRUPAMENTO(CLUSTER) , REDES NEURAIS
  • Utilizar os algoritmos: ÁRVORES DE DECISÃO, APRIORI, KMEANS,ETC.
  • Entendimento e apresentação sobre MINERAÇÃO VISUAL- uso da biblioteca D3js
  • Construção de modelos preditivos de forma visual pelo ORANGE DATA SCIENCE - 100% VISUAL
  • Estudos das principais ferramentas de mercado: DW, ETL Ferramentas de Visualização(POWER BI,TABLEAU, QLIK SENSE, ODV)
  • Estudos das principais ferramentas de mercado:Modelagem de Dados, Banco de Dados, Analytics (WEKA, R, ORANGE)
  • Trabalhando com SHELL SCRIPT para LINUX na preparação de rotinas de controle de carga de dados
  • Geração de Relatórios, dashboard no R Markdown: ferramenta de conversão de texto em HTML
  • Definição sobre a construção de gráficos e infográficos
  • Visualizando dados no R GGPLOT2
  • Tipos de formas geométricas com GGLOT2: Connect scatterplot, 2d Density Plot, Wordcloud, Lollipop,Treemap, Donut, Setores(pizza). Dedograma,Circular Packing
  • Integrando R GGPLOT2 e interações nos gráficos com PLOTLY

É uma iniciativa de criar um grande portfólio de cursos aqui na Udemy para meus alunos. Com o passar do tempo, percebi que muitos dos alunos tiveram dúvidas em outros cursos que acabaram de perguntar para mim. Então, pensei em criar algo que resolvesse uma vez por todas estes problemas. A SUPER ACADEMIA BI é o que chamo de: pergunte o que deseja e tenha SUA RESPOSTA, com todos os principais temas que um estudante DEVE possuir, mesmo sem nenhuma habilidade profissional. São 18 cursos que formam o aluno para o mercado, com os principais assuntos da área de BI.

Veja como foi bem orquestrado:

O conhecimento passará pelas seguintes vertentes:

BANCO DE DADOS -> MODELAGEM DE DADOS DIMENSIONAL -> FERRAMENTAS ETL -> VISUALIZAÇÃO DE DADOS -> ALGORITMOS MACHINE LEARNING -> CONSTRUÇÃO DE SHELL SCRIPT


Quais são as ferramentas que você aprenderá, além de TODO o conteúdo teórico prático de diversos laboratórios e exercícios.

MODELAGEM DE DADOS, SQL, PL/SQL, TALEND, POWER BI, METABASE, TABLEAU, QLIKSENSE, ORACLE DATA VISUALIZATION, EXCEL PARA GESTORES, LINGUAGEM R, LINGUAGEM R E R MARKDOWN, TEXT MINER NO R, IMPORT E EXPORT DADOS NO R, ORANGE DATA SCIENCE, SHELL SCRIPT LINUX.


O que veremos:

PL / SQL : é super amplo, inclui: Instalação de ferramentas, diferenças entre os comandos DML, DDL e DCL, privilégios de DBA, comandos DCL e suas configurações, comandos DML e suas configurações, comandos de junção de tabelas, manipulação de strings, comandos de agregação (incluindo agrupamento de resultados), criação de subconsultas, consultas hierarquizadas, criação de visualizações, configuração de bloco anônimo, estrutura condicional, tipo de dados, saída de resultados, estrutura de repetição, uso de cursores implícitos, uso de cursores explícitos, tratamento de exceções, construção de subprogramas, uso de gatilhos e construção de embalagens. (contém BATERIAS DE EXERCÍCIOS) (APOSTILA PRÓPRIA)

MODELAGEM DE DADOS PARA DATA WAREHOUSE: O Data Warehouse é o coração de um projeto que permitirá a coleta, tratamento, transformação, e preparação para exibição dos dados em ferramentas OLAP e Data Discovery. Você terá uma gama de exercícios totalmente práticos de modelagem de dados para DW, trabalhando com modelos Star Schema, discutindo e aprendendo diretamente em base de dados comerciais. (contém BATERIAS DE EXERCÍCIOS)

TALEND: OTalend Data Integrationé uma solução aberta e escalável de integração de dados e qualidade de dados para integrar, limpar e perfilar todos e qualquer tipo de dados.Possuimais de 900 componentes pré-construídos. Trabalha com armazenamento em nuvem , integração de dados , gerenciamento de dados , gerenciamento de dados mestre , qualidade de dados, preparação de dados e software e serviços de integração empresariais.A ferramenta é open source e uma das mais completas do mundo. Na área de Data Warehouse (DW), ela é utilizando nas mais diversas empresas dos ramos Governamentais, Financeiro, dentre outros. (contém BATERIAS DE EXERCÍCIOS) (APOSTILA PRÓPRIA)

POWER BI: O Power BI foi criado pela Microsoft, ele compõe um conjunto de ferramentas para análise de dados de negócios e vem se tornando rapidamente a ferramenta preferida das organizações, é considerada uma solução de Business Intelligence de última geração e está dentro do Rol das ferramentas chamadas de Data Discovery. Com ela é possível gerenciar, compartilhar e analisar dados de diversas fontes de diferentes formas. Com o Power BI é possível reunir seus dados de diversos formatos, desde um simples arquivo texto até análises complexas como script da ferramenta da Linguagem R, ela fornece uma visão integral dos dados mais relevantes ao usuário. (contém BATERIAS DE EXERCÍCIOS) (APOSTILA PRÓPRIA)

POWERBIcom DAX:

DAX é uma coleção de funções, operadores e constantes que podem ser usados em uma fórmula que você esteja construindo, de forma que permita o cálculo com linhas e tabelas permitindo o retorno de um ou mais valores. Para falar de forma mais simples, o DAX ajuda a criar novas informações de dados que irão ajudar você a construir gráficos, painéis de dados de acordo com as suas necessidades.

São 65 soluções com o DAX para trabalhar com :

  • FUNÇÕES DE INTELIGÊNCIA DE TEMPO

  • FUNÇÕES LÓGICAS

  • FUNÇÕES DE TEXTO

  • FUNÇÕES INFORMACIONAIS

  • FUNÇÕES MATEMÁTICAS,AGREGAÇÕES

TABLEAU:O Tableau é uma ferramenta de última geração denominada Data Discovery, que trabalha com consulta de bancos de dados relacionais , cubos OLAP , bancos de dados da nuvem e planilhas e, gera vários tipos de gráficos. Possui uma funcionalidade de mapeamento, e é capaz de traçar coordenadas de latitude e longitude . Eles também oferecem geocodificação personalizada, bem como cinco maneiras de acessar seus produtos: Desktop (edições profissionais e pessoais), Servidor, Online (que escala para suportar milhares de usuários), Leitor e Público. (contém BATERIAS DE EXERCÍCIOS) (APOSTILA PRÓPRIA)

QLIK SENSE: O Qlik sense é uma ferramenta de análises de dados da empresa qlik , que foi criadaemLund, Suécia,em 1993, como uma empresa de software em Business Intelligence(BI).Utiliza interfaces simples de arrastar e soltar para criar visualizações de dados flexíveis e interativas. Permite a exploração de dados com visualizações inteligentes que se adaptem automaticamente aos parâmetros que você definiu.Você pode compartilhe análises relevantes, incluindo aplicativos e histórias, através de um hub centralizado. É possível unificarfontes de dados para uma visão completa da informação, sem lacunas, e facilite a descoberta de informações ocultas. (contém BATERIAS DE EXERCÍCIOS) (APOSTILA PRÓPRIA)

ORACLE DATA VISUALIZATION: É a ferramenta Data Discovery da ORACLE. Criada para permitir a visualização de dados de forma rápida e interativa, ela é capaz de produzir dashboard's rápidos e completas, com uma interface intuitiva e drag e drop.(contém BATERIAS DE EXERCÍCIOS) (APOSTILA PRÓPRIA)

  • Visualize automaticamente os dados enquanto arrasta e solta atributos, gráficos.

  • Permite alternância dos layout's para apresentar novas ideias.

  • Responde as perguntas rapidamente com pesquisa online e navegação guiada.

  • Permita a todos em sua organização descobrir o valor nos dados.

A ferramenta possui uma característica imprescindível para quem deseja construir cenários, a criação de história dos dados, também conhecido como narrativa dos dados.

A narrativa de dados visuais torna as ideias complexas atraentes, significativas e fáceis de entender. Com apenas um clique, novos usuários podem participar, adicionar ou remover conteúdo e compartilhar novos insights.

  • As ideias de captura são histórias visuais.

  • Salvasse os pontos da história (instantâneos do momento analítico no tempo).

  • Adicionasse comentários para destacar as principais descobertas.

  • Transformasse discussões com colaboração segura e dinâmica.

  • Melhora a tomada de decisões e promova ações mais rápidas.


EXCEL PARA GESTORES: O curso é composto de videoaulas que totalizam várias horas de vídeo ininterruptas, exercícios práticos para fixação sobre Excel (05 BATERIAS DE EXERCÍCIOS). Você pode estudar os módulos no momento em que desejar. Você ainda aprenderá técnicas avançadas de Excel com bastante aprofundamento prático, além de contar com dicas valiosas de um Professor Mestre formado nas áreas de estatística e computação. (APOSTILA PRÓPRIA)

MINERAÇÃO DE DADOS: a mineração de dados se mostra fundamental para a descoberta de novas informações e conhecimento, formatados em regras e padrões, a partir de grandes bases de dados. Nesta perspectiva, torna-se importante o desenvolvimento de um raciocínio crítico acerca dos principais conceitos, problemas e algoritmos relacionados à área de mineração de dados. Esta abordagem visa uma sintonia com as tendências empregadas atualmente no mercado no uso desta tecnologia de modo a preparar o futuro profissional a avaliar e, sobretudo, facilitar seu entendimento no emprego de metodologias e tecnologias avançadas. (contém LABORATÓRIOS PRÁTICOS)

ORANGE: O ORANGEé uma das poucas ferramentas de mercado, totalmente construida em python, que o analista de dados pode trabalhar de forma totalmente visual, com um amplo aspecto de atendimento a diversas demandas na área de mineração de dados por meio do uso de algoritmos de Machine Learning.

ASPECTOS PRESENTES:

  • Aprendizado de máquina de código aberto e visualização de dados para iniciantes e especialistas. Fluxos de trabalho de análise de dados interativos com uma grande caixa de ferramentas

  • execute análise de dados simples com visualização inteligente de dados. Explore distribuições estatísticas, gráficos de dispersão ou mergulhe mais fundo com árvores de decisão, agrupamentos hierárquicos. Até seus dados multidimensionais podem se tornar sensíveis em 2D, especialmente com classificações e seleções inteligentes de atributos.

  • Exploração interativa de dados para análise qualitativa rápida com visualizações limpas. A interface gráfica do usuário permite que você se concentre na análise exploratória de dados em vez codificação, enquanto padrões inteligentes tornam extremamente fácil a criação rápida de protótipos de um fluxo de trabalho de análise de dados. Coloque widgets na tela, conecte-os, carregue seus conjuntos de dados e colete os insights!

  • Use vários complementos disponíveis no Orange para extrair dados de fontes de dados externas.

LINGUAGEM R:O objetivo principal do curso é permitir que aspectos básicos com ênfase no entendimento da linguagem R como sua estrutura e a forma de operação sejam compreendidos.O curso foi preparado e estruturado para que desde o iniciante até o mais avançado em técnicas estatísticas aprenda a trabalhar com a ferramenta R. O material pode ser acompanhado utilizando o R instalado em outros sistemas operacionais, tal como Windows ou Linux. (contém BATERIAS DE EXERCÍCIOS) (APOSTILA PRÓPRIA)


R MARKDOWN :Saiba que ela é uma das ferramentas mais poderosas de mercado, para construção de relatórios técnicos e apresentações de resultados. Você dominando R Markdown pode produzir documentos super bem elaborados derivados dos seus scripts em R, Python ou outras linguagem de programação. Mas, grande parte dos analistas de dados produzem conteúdo em R e não sabem como ajustar para fazer uma apresentação ao seu cliente.

Por isso, antes de apresentar seus dados estatísticos que irão conter modelos de regressão, gráficos ou simplesmente apresentar estatísticas elementares, saiba que existe um grande aliado a linguagem R para que isso possa ser realizado de forma profissional. Saiba que os seus dados contam uma história, transforme suas análises em documentos, relatórios, apresentações e painéis de alta qualidade.


R GGPLOT2 é um pacote de visualização de dados para a linguagem de programação estatística R. Criado por Hadley Wickham em 2005. O ggplot2 é uma implementação da Grammar of Graphics de Leland Wilkinson - um esquema geral para visualização de dados que divide gráficos em componentes semânticos, como escalas e camadas

Para criação de qualquer modelo ou teste estatístico, o uso da visualização dos resultados é importante na decisão de quais variáveis podem ser utilizadas. O gráfico explica o fenômeno estatístico de forma visual e simplificada, levando a interpretações variadas.

Um gráfico é composto pelo uso de atributos estéticos (posição, cor, forma, tamanho) e de objetos geométricos (pontos, linhas, barras, caixas). Aqui neste curso de Gráficos e infográficos utilizando a linguagem R , por meio do pacote GGPLOT2, você aprenderá de uma forma bem intuitiva e prática.

O GGPLOT2 é um pacote R dedicado à visualização de dados. Ele pode melhorar significativamente a qualidade e a estética de seus gráficos e torná-lo muito mais atraentes e impactantes.

O GGPLOT2 pode servir como um substituto para os gráficos de base em R e contém vários padrões para exibição na Web e impressão de escalas comuns. Desde 2005, o ggplot2 cresceu para se tornar um dos pacotes R mais populares.

R - Text Mining: Uma forma fácil e inteligente de analisar diversos dados não estruturados, ou seja, em texto. Neste treinamento você aprenderá as técnicas de PNL sobre como retirar resultados interessantes e expressivos analisando palavras dentro de textos. Aprenderá sobre tokenização, corpus, e análise de correlação entre palavras. Você utilizará técnicas modernas como webscraping para analisar dados.

R - Importação e Exportação de Dados: A linguagem R tem uma grande facilidade em manipular e gerar informações a partir de dados, que são carregados de diversos formatos para suas análises estatísticas e de Data Science. Entretanto, saber utilizar os principais comandos de importação e exportação é muito importante com os diversos formatos que existem no mercado.

Existem algumas situações que são importantes ficarmos sabendo:

1. Podemos ler diversos formatos para o R e não apenas CSV e TXT

2. Teremos que aprender a nos preocupar com a memória RAM do computador que fará a leitura dos dados.

3. No R é possível ler formatos Json, CSV, TXT, banco de dados que são os mais comuns.

4. “Para estatísticos é possível realizar leituras em formatos: .REC do Epi-Info, “Minitab Portable Worksheet”, S-PLUS, SPSS, SYSTAT, STATA, OCTAVE( MATLAB), SAS.

Com isso, o desafio fica cada vez maior, o curso R - Importação e Exportação de Dados, diminui esta lacuna para entendimento dos procedimentos e melhores práticas com os comandos de leitura e gravação.


SCRIPTLINUX: O curso de Shell Script Linux aborda o uso de comandos e scripts em Shell, os quais representam a base de manuseio profissional do Sistema Operacional Linux.

Os scripts Shell possuem diversas aplicações na configuração e acionamento de vários tipos de aplicativos em diversas distribuições no mercado de Linux, como o Ubuntu, Debian e Red Hat.

A variedade de aplicações que podem ser criadas com o uso de Shell script é vasta. É possível escrever programas elaborados em Shell Script, substituindo aplicativos que demandariam muito mais tempo para serem escritos em uma linguagem mais sofisticada.

A interface para este tipo de ambiente é bem simples e intuitiva, permitindo ao desenvolvedor utilizar-se de qualquer aplicativo de edição em modo texto.

O curso é todo pautado em VEJA-FAÇA-PRATIQUE um método simples de aprender praticando na hora, com videoaulas diretas e com o que há de melhor, MATERIAL PRÓPRIO! ÚNICO COM APOSTILA PASSO A PASSO.


AGORA O QUE É MELHOR, A MAIORIA DOS CURSOS POSSUI MATERIAL PRÓPRIO, PASSO A PASSO.

QUEM SOU EU:

- Profissional da área de dados há 15 anos.

- Tenho Mestrado na área de Educação e Tecnologia

- Tenho mais de 12 anos na área EAD.

- Sou professor de pós-graduação na área de dados há mais de 8 anos.

- Mais de 150 cursos de dados publicados aqui na Udemy


  • VOCÊ AINDA GANHA

· Acesso total vitalício ao conteúdo do curso;

· Certificado de conclusão do curso oferecido pela Udemy;

· Acesso no seu dispositivo móvel e TV ou Computador;

· Garantia de 30 dias para a devolução do seu dinheiro;

· Acesso 24h / 7 dias por semana aos instrutores através da seção de Perguntas e Respostas.

SEJA MAIS UM ALUNO DESTE CLUBE QUE NÃO PARA CRESCER!

Taught by

MSc Grimaldo Lopes | + 40.000 alunos de Oliveira

Reviews

4.6 rating at Udemy based on 1591 ratings

Start your review of SUPER ACADEMIA BI - 18 cursos em 1 - tudo em um único lugar

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.