Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Udemy

Modelagem de Dados UML (Análise&Projeto Orientado a Objetos)

via Udemy

Overview

Curso completo de modelagem conceitual com UML. Teoria e prática! Bônus: projeto Java, Spring Boot e Hibernate/JPA

What you'll learn:
  • Ao final do curso o aluno será capaz de modelar os dados de um sistema usando UML como ferramenta

OModelo Conceitual, também chamado deModelo de Domínio em nível de análise, é uma descrição das informações que o sistema vai gerenciar.

Por muitos anos o modelo conceitual tem sido representado pelo modeloEntidade-relacionamento, criado porPeter Chen, que em seguida é convertido para o modelo relacional para implementação em banco de dados relacional. Esta abordagem segue o chamadoParadigma Estruturado. É uma abordagemconsistente e muito usada ainda nos dias atuais.

Entretanto, com a evolução das plataformas orientadas a objetos e das técnicas e ferramentas demapeamento objeto-relacional(ORM), tornou-se muito viável a implementação de modelos de domínio em linguagens orientadas a objetos, de modo a explorar os benefícios doParadigma Orientado a Objetos, paradigma este mais sofisticado que o estruturado, e que permite soluções elegantes e flexíveispara várias situações.

Dentro do Paradigma Orientado a Objetos, a ferramenta que se consolidou como padrão para desenhar diversos tipos de artefatos é aUML- Unified Modeling Language. A UMLpossui diversosdiagramasque servem para representar inúmeras coisas, especialmente artefatos de sistemas orientados a objetos.

Neste curso, nós vamos aprender a criar modelos conceituais utilizandoo chamadoDiagrama de Classesda UML, a partir de descrições em estilo "Visão geral de sistema". Vamos aprender a modelarconceitos,atributoseassociações. Vamos aprender também a identificar asmultiplicidadesdospapéisem uma associação. Além disso, vamos aprender vários recursos de modelagem conceitual com UML tais como:agregaçãoecomposição,herança,classes de associação,enumeraçõesetipos primitivos.

Ao final do curso, para mostrar comotudo que foi ensinado possui aplicação prática de mercado, vamos fazer umestudo de casocompleto no qual vamos implementar ummodelo conceitual de significativa complexidade utilizando padrão de mercado e boas práticas. Vamos utilizar a plataformaJava, comSpring BooteJPA. Vamos implementar o modelo completo, criar uma instância do modelo com Java em nosso próprio sistema, e vamos gerar a base de dados relacional automaticamente. Por fim, vamos disponibilizar endpointsRESTpara recuperar e apresentar os dados em formatoJSON.

Tenho certeza que este curso vai agregar valiosos conhecimentos sobre modelagem de domínio em nível de análise, e também te elevará a um grau de compreensão superior sobre esta importante disciplina. Não perca mais tempo: comece já este curso.

Taught by

Nelio Alves

Reviews

4.8 rating at Udemy based on 3054 ratings

Start your review of Modelagem de Dados UML (Análise&Projeto Orientado a Objetos)

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.