Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Coursera

I. Missões jesuíticas nos territórios guaranis: história

Universidade de São Paulo via Coursera

Overview

Conhecer a história não é uma exigência para eruditos ou especialistas, mas é um recurso necessário para o exercício da cidadania e a valorização da dignidade humana em suas diversas dimensões. Através de dois cursos, propomos o conhecimento da história das Missões Jesuíticas na região guaranítica. Este processo ocorreu desde os inícios do século XVII a meados do século XVIII, envolvendo ampla área geográfica correspondente aos atuais estados de Paraguai, Argentina (Misiones), Brasil (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina), Uruguai e Bolívia. Trata-se de eventos históricos que foram muito importantes para a história latino-americana e para o Brasil, mas que são pouco conhecidos e aprofundados em currículos escolares, manuais de história e de modo geral fogem ao conhecimento da maioria da população brasileira. Apresentaremos uma visão da história das Missões Jesuíticas nos territórios guaranis visando focar sua importância do ponto de vista da formação da identidade latino-americana e abordando os diferentes aspectos geográficos, sociais, religiosos, políticos e econômicos dessa experiência.
Neste primeiro curso abordaremos a visão da história das Missões jesuíticas nos territórios guaranis, numa perspectiva histórica e antropológica.
O curso visa oferecer um primeiro nível de conhecimento histórico deste tema, de modo a propiciar aos alunos:
➔ Subsídios acerca dos aspectos mais relevantes da formação das Missões Jesuíticas, considerando os atores envolvidos, as principais circunstâncias que levaram à criação das Missões nos referidos territórios e os diversos posicionamentos das populações guaranis que os ocupavam
➔ Análise da experiência social definida pelo termo Reduções em suas diversas dimensões: política, econômica, social, religiosa e antropológica.
➔ Subsídios para a utilização deste conhecimento em sua área de atuação profissional (ensino, gestão de patrimônio, turismo, relações internacionais, pedagogia, etc.).
➔ Instrumentos para possíveis ações de resgate, valorização, preservação do patrimônio histórico material (monumental e documental) e imaterial, ligado a tais acontecimentos históricos.
➔ Subsídios para possíveis ações voltadas à compreensão e valorização das redes de relações existentes entre povos latino-americanos ligados à história das Reduções

Syllabus

  • 1. A proposta das Reduções: caracterização do espaço e atores envolvidos
    • Este módulo aborda o panorama geral das Reduções jesuíticas na América Latina (Trinta Povos das Missões). Apresenta a cronologia histórica do processo de formação das Reduções na América em suas sucessivas gerações. Descreve o espaço geográfico das Reduções na América e as relações estabelecidas entre elas na ocupação dos territórios. Caracteriza os principais atores envolvidos nessa experiência: os jesuítas e os guaranis. Quanto aos jesuítas, apresenta a organização, os objetivos e a expansão missionária da Companhia de Jesus nos séculos XVII e XVIII. Discute a inserção da Companhia de Jesus no contexto da colonização portuguesa e espanhola e a participação e envolvimento dos jesuítas nas Reduções. Já sobre os Guarani, trata de quem eram eles: visão de mundo, identidade, organização social e cultural nos séculos XVII e XVIII. Busca compreender as formas pelas quais os indígenas se apropriaram do espaço urbano das Reduções e como ocorreu, nos aldeamentos, o sincretismo cultural. Descreve a organização espacial das Reduções, a estrutura e o ordenamento urbano; identifica elementos arquitetônicos das Missões e interpreta seus significados.
  • Jesuítas e Guaranis: Conflitos, ataques, êxodos e guerras nas Reduções
    • Este modulo se refere a conflitos, violências e guerras existentes no contexto das Reduções; aborda o problema da captura e escravidão dos indígenas, relacionado às Bandeiras; descreve a Guerra Guaranítica e suas implicações para os Guaranis e para os Jesuítas; trata das estratégias de sobrevivência empregadas diante da destruição da experiência das Missões e a experiência de êxodo e de deslocamentos dos povos indígenas; descreve o movimento de expulsão dos jesuítas.

Taught by

JOSE OTAVIO CATAFESTO DE SOUZA, Luiz Antônio Bolcato Custódio, Artur Henrique Franco Barcelos, José Carlos Vilardaga, Carlos Henrique Gonçalves Conceição Junior, Marcio Luiz Fernandes, MARINA MASSIMI, Raquel Martins de Assis and Eduardo Santos Neumann

Related Courses

Reviews

Start your review of I. Missões jesuíticas nos territórios guaranis: história

Never Stop Learning!

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Sign up for free