Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

As Competências do Líder Exponencial

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso O Líder na Era do Digital e da Complexidade. Neste curso, você aprenderá que indivíduos e organizações não podem se dar ao luxo de demorar ou perder o tempo de dar respostas e se adaptarem as demandas e pressões do ambiente em que atuam. Para isso, possuir a capacidade de identificar oportunidades de negócios e responder de modo ágil são características essenciais do líder. Ao final deste curso, você será capaz de identificar oportunidades para novos negócios na era digital e as práticas que permitem ao líder comandar equipes que sejam ágeis na resposta às demandas e com capacidade de resolver problemas complexos. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Módulo 1 | O Líder da Organização Exponencial
    • Vivemos em um mundo de constante mudança. O primeiro passo para uma inovação de sucesso está na capacidade do líder de identificar, definir os problemas da organização e usá-los como incentivo para estimular a criatividade dos liderados. Com isso, tem-se como objetivo a geração de inovações que impactem positivamente o negócio.
  • Módulo 2 | Domine as Tecnologias Disruptivas
    • Pensar de forma crítica ao analisar situações e problemas é uma característica fundamental do líder. Existem barreiras e vieses de pensamento que podem nos impedir de lidar com o novo. Dessa forma, a liderança precisa desenvolver uma mentalidade de análise crítica de situações e uma mentalidade de desconstruções de padrões e vieses que promova a tomada de decisões considerando modos alternativos e criativos para a solução de problemas.
  • Módulo 3 | Prospectando o Futuro - Oportunidades de Negócios Digitais
    • Este módulo apresenta as técnicas básicas de gestão de conflitos, ressaltando as cinco ações e comportamentos clássicos: Competindo, Colaborando, Acomodando, Evitando e Comprometendo.
  • Módulo 4 | O Líder Negociador
    • Organizações exponenciais são disruptivas, ou seja, demonstram capacidade de crescimento que chega a ser dez vezes mais rápida do que a de suas concorrentes, por serem inovadoras. Com poucas pessoas e sem a hierarquia tradicional, têm uma velocidade de operação e de crescimento muito mais rápida. Elas alcançam esse crescimento exponencial adotando rapidamente novas tecnologias, criando novos modelos organizacionais e uma estratégia de inovação coesa. A liderança criativa, a princípio, é aquela que fomenta, desenvolve e implanta ideias inovadoras. Líderes criativos acreditam que a criatividade, a análise crítica, a experimentação, a visão global, a colaboração, a aceitação de riscos, a agilidade e o trabalho árduo geram valor.

Taught by

Solange Mata Machado and Humberto Guimarães Neto

Reviews

4.9 rating at Coursera based on 11 ratings

Start your review of As Competências do Líder Exponencial

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.