Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Gestão da Cadeia de Suprimentos. Neste curso, você aprenderá sobre os principais conceitos necessários para entender o que é a cadeia de suprimentos, como ela pode gerar maior valor para a empresa, quais são as novas tecnologias que permitem uma maior eficácia na sua gestão e como podemos personalizar a oferta para os segmentos de cliente da empresa. Ao final deste curso, você será capaz de compreender os desafios encontrados em toda a cadeia de suprimentos e como as novas ferramentas tecnológicas tem auxiliado nesse processo, sempre com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes e gerar valor para a empresa. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Visão Geral de Supply Chain Management (SCM)
    • Essa etapa mostrará o que é uma cadeia de suprimentos: gerenciando o fluxo de itens, informações, dinheiro e ideias através da coordenação dos processos da cadeia de abastecimento e por meio da adição estratégica de valores de local, período e padrão. Além disso, iremos discutir o que é logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos e como você deve ver o SCM – Supply Chain Management. Tudo isso para entender melhor quais são os desafios e porque você deve se preocupar.
  • Planejamento e Sequenciamento Automáticos
    • Nesta semana, iremos introduzir conceitos sobre o futuro que já está chegando do Supply Chain Management. Entraremos em como o Big Data irá afetar e impulsionar as decisões de planejamento e sequenciamento da produção que gerará insights para realizar “Demand Shaping” e “Demand Sensing”. Extrapolaremos ainda como a automação poderá facilitar o uso a Internet das Coisas na cadeia de suprimentos.
  • Big Data, IoT, Blockchain e Machine Learning
    • Introdução ao conceito de ponto de desacoplamento e como isso afeta o planejamento da empresa assim como as possibilidades de ofertas ao cliente. Como o “Assemble-to-order” pode aumentar a personalização de pedidos movimentando one piece flow e como integrar isso no planejamento e sequenciamento de produção e logística. Nesta sessão mostraremos casos práticos e reais e os desafios associados a eles, inclusive a necessidade de automação e controles específicos de níveis de estoque.
  • Personalização
    • Introdução ao conceito de ponto de desacoplamento e como isso afeta o planejamento da empresa assim como as possibilidades de ofertas ao cliente. Como o “Assemble-to-order” pode aumentar a personalização de pedidos movimentando one piece flow e como integrar isso no planejamento e sequenciamento de produção e logística. Neste módulo mostraremos casos práticos e reais e os desafios associados a eles, inclusive a necessidade de automação e controles específicos de níveis de estoque.

Taught by

Aluizio Faria

Reviews

5 rating at Coursera based on 12 ratings

Start your review of Gestão da Cadeia de Suprimentos

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.