Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Gestão Intercultural nas Organizações

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Gestão Intercultural nas Organizações. Neste curso, você aprenderá que, no contexto das organizações que atuam no ambiente internacional, estar aberto às diferenças culturais é de extrema importância. Não importa se você está em São Paulo, Dubai, Paris ou no Vale do Silício: somos todos parte de uma comunidade global. Nesse grande mosaico cultural, estar aberto às diferenças individuais nem sempre é suficiente para alcançarmos o sucesso. Por outro lado, a virtualização nos permite atuar de forma integrada em equipe, encurtando distâncias geográficas e facilitando a interação com outras culturas. Ao final deste curso, você será capaz de compreender que a gestão da cultura organizacional vai além das melhores práticas de recursos humanos ou gestão de projetos. Você terá uma visão do que é ser um cidadão global, com base em uma reflexão sobre a nossa percepção (o que enxergamos), cognição (o que pensamos) e ação (o que fazemos). Você também entenderá o aspecto da multiculturalidade das equipes virtuais, e como tratar aspectos importantes como comunicação, confiança, expatriação virtual e terá dicas de como evitar o tecnoestresse ao lidar com a complexidade do ambiente virtual. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Comunicação Através das Culturas
    • A comunicação é, sem sombra de dúvidas, um dos fatores chave do sucesso das organizações, em qualquer área ou especialidade. As lideranças e gestores devem ser exímios comunicadores; uma das principais causas dos fracassos em projetos está no ruído da comunicação; o marketing é a arte de se comunicar com o seu potencial cliente. A comunicação está em toda a parte. E como as diferentes culturas se comunicam? Seria possível identificarmos padrões de comunicação para diferentes países, povos e contextos? As respostas a essas perguntas podem, muitas vezes, passar à margem dos acontecimentos do nosso cotidiano: desde uma mensagem que tenta nos alcançar nas entrelinhas até o feedback mais sincero de um gestor.
  • Modelo Decisório Através das Culturas
    • Posições de liderança em qualquer organização possuem um traço em comum. Trata-se da necessidade de tomada de decisões a todo o momento. Desde a decisão mais simples e cotidiana até naquela em que há a definição do futuro de uma organização, não há como negarmos que o processo decisório é afetado pelas características pessoais dos tomadores de decisão. A cultura, portanto, não poderá ser ignorada nesse processo. Algumas culturas corporativas decidem com o “D” em negrito. Outras com o “D” em itálico e tantas outras com o “d” minúsculo. Cada um desses “Ds” carrega as suas peculiaridades, vantagens e desvantagens para a gestão. Outros fatores como a ética, a “infraestutura jurídica” de um país, para citar alguns exemplos, também exercem influência na cultura corporativa e nos modelos decisórios.
  • Confiança, Relações Interpessoais e Percepções através das Culturas
    • Diferentes contextos históricos e culturais experimentados ao longo da nossa história resultaram nos mais diversos padrões de relacionamento interpessoal. Determinadas culturas são mais receptivas e abertas ao diálogo, outras são mais reservadas. Do mesmo modo, a confiança em diferentes ambientes pode ser conquistada de maneiras diversas: algumas cognitivamente, outras afetivamente. As variadas percepções de tempo, espaço, padrões estéticos existentes nas culturas globais são, igualmente, peças chave para adotarmos as melhores abordagens de gestão em organizações multiculturais.
  • Multiculturalidade em Equipes Virtuais
    • Atuar em equipes virtuais permite que pessoas de diferentes culturas e localizadas em distintos países possam atuar com um objetivo em comum de uma forma prática e com menores custos com viagens e menor impacto no dia-a-dia de uma pessoa. Por outro lado, fatores como o intenso uso da tecnologia, a diferença nos elementos de comunicação e uma eventual mistura das esferas profissional e pessoal ao atuar de forma remota pode gerar confllitos e tecnoestresse. Este módulo tem como objetivo apresentar a conceituaçao teórica do que são equipes virtuais, a importância de se entender a diversidade cultural dessas equipes e de observar os aspectos de comunicação e estabelecimento de confiança. Traz também, como itens adicionais, uma discussão de oportunidades de se obter experiências inernacionais por meio da atuação como expatriado virtual. Por fim, o módulo se encerra trazendo técnicas de organização e relaxamento com o objetivo de se evitar o tecnoestresse, para que o membro da equipe virtual possa ter um alto desempenho em suas atividades sem, contudo, impactar negativamente em sua qualidade de vida.

Taught by

Rachel Chang and Ronaldo Nagai

Reviews

Start your review of Gestão Intercultural nas Organizações

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.