Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Liderança Estratégica

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Prepare for a new career with $100 off Coursera Plus
Gear up for jobs in high-demand fields: data analytics, digital marketing, and more.
Nossas boas-vindas ao Curso Liderança Estratégica.

Neste curso, você aprenderá sobre o papel das lideranças no processo estratégico. Mais do que apenas supervisores de tarefas rotineiras, os líderes são chamados, na atualidade, a ser visionários, estrategistas e inspiradores. Cabe, assim, aos líderes, a compreensão de seus mercados e a condução ampla da empresa em torno da estratégia. Como fazê-lo? De que líderes as empresas precisam para a necessária condução estratégica? Para responder a estas e outras indagações, este curso discute as diferentes escolas de pensamento em liderança e faz recomendações concretas sobre como conduzir times em busca de resultados superiores.

Ao final deste curso, você será capaz de:
- Interpretar o trabalho do líder estratégico de modo mais profundo;
- Construir planos de desenvolvimento humano que levem a liderança estratégica em consideração, de modo profundo;
- Exercer melhor seu papel de liderança.

Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos.

Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados.

Bons estudos!

Syllabus

  • Pensamento Estratégico e Liderança
    • Um dos elementos mais essenciais para a condução estratégica de uma empresa é sua liderança. Os líderes, inicialmente, devem ser aqueles que pensam suas organizações e mercado de maneira inovadora e orientada a resultados para todos os Stakeholders.
  • Diferentes Abordagens para se Entender Liderança
    • Neste módulo, antes de adentrar nos aspectos instrumentais da liderança estratégica, discute-se as diversas teorias que buscam explicá-la. O fundamento aqui é que não se pode compreender o complexo fenômeno da liderança com apenas uma ótica. A multiplicidade de abordagens é mais efetiva, especialmente tendo em vista a complexidade do ser humano.
  • Cultura Organizacional e Estratégia
    • Neste módulo, debate-se o complexo fenômeno da cultura na implementação da estratégia empresarial. Como veremos, um dos mais cruciais dos desafios que os líderes têm ao elevar suas organizações à transformação estratégica é, justamente, a mudança cultural.
  • O Líder na Mudança Estratégica
    • Ser líder, como sabido, supera o papel formal de gestor. Neste módulo, aprofunda-se o necessário papel dos líderes na transformação organizacional. Parte-se da diferenciação entre líderes autoritários e aquelas que enxergam o potencial das pessoas de modo mais pleno. Ao final, recomendações efetivas são apresentadas.

Taught by

Marcelo Treff, Edson Barbero and Esteban Ferrari

Reviews

Start your review of Liderança Estratégica

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.