Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Udemy

IT Governance Management: Governança de TI

via Udemy

Overview

Iremos explorar: ITIL, COBIT, PRINCE2, PMBOK, DevOPS, Risk-IT, Val-IT, VeriSM, SIAM, BiSL, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27001

What you'll learn:
  • Ser capaz de entender a adaptação e adoção das boas práticas
  • Debater em um nível mais estratégico com diretores, clientes internos e externos sobre TI
  • Aplicar ações estratégicas no departamento de tecnologia de uma organização
  • Seguir a carreira de consultor de TI
  • Ver quais são os desafios do mercado na atualidade e se adaptar ao momento da indústria 4.0
  • Selecionar ideias aplicáveis a sua realidade, por meio de insights providos por colegas de turma

Seja bem-vindo(a) ao acervo digital do projetoGovStorming.

Esse conteúdo faz parte de um projeto que une dois termos importantes na atualidade, Governança de TI e Brainstorming. Nossa missão por meio desse projeto é disseminar conhecimentos de nível tático e estratégico a quem desejar. Estamos empenhados em proporcionar todos os meses, a disseminação de novos conhecimentos nos mais diversos campos da governança de TI, olhando para todas as boas práticas de mercado, como ITIL, MOF, COBIT, PRINCE2, PMBOK, DevOPS, CMMi, Risk-IT, Val-IT, VeriSM, SIAM, BiSL, Scrum e Famílias de normas técnicas como por exemplo: ISO 20000, ISO 27001, ISO 21500, ISO 38500, ISO 22301. Não se limitando apenas as boas práticas e normas, mas indo no contexto da aplicabilidade em cenários de TI, focados em Datacenter, Computação em nuvem (cloud computing), virtualização (servidor, redes e armazenamento) assim como algumas verticais de segurança e projetos de TI.



ANTESDECOMPRAR:

O que fará você decidir por comprar esse acervo digital?

  • Você tem acesso a todo conteúdo e ainda emite um certificado pela Udemy;

  • Nos encontros online, todos terão interação por vídeo e voz em grupo para de fato gerar o Brainstorming de idéias;

  • Você terá flexibilidade para assistir aos encontros que você não poderá participar ou que já aconteceram;

  • Todo o conteúdo produzido, só pode ser consultado após o evento por meio desse acervo digital;

  • Esse acervo contém guias, fontes, apresentações, vídeos na íntegra e outros recursos usados durante a produção dos encontros;

  • Poderá contribuir e aprender novos temas, por meio da propagação do conhecimento disponibilizado pelos membros do projeto;

  • Você poderá após o evento, realizar exercícios pertinentes ao encontro, por meio de conteúdo inserido inseridos aqui;

  • De tempos em tempos, iremos promover testes de nivelamentos nos diversos temas promovidos, para testar seus conhecimentos.


APRESENTAÇÃO:

O projeto GovStormingsurgiu de um desejo individual e voluntário, com o intuito de fazer novos relacionamentos, compartilhar conhecimentos com um grupo de pessoas interessadas pelo assunto de “Boas Práticas” de Governança de TI. Após conversar com vários apoiadores dessa causa, percebemos que esse trabalho merecia mais atenção, desde então, iniciamos um novo planejamento visando um evento dinâmico e inovador, com visão de se tornar um encontro anual, divulgando, discutindo e interagindo exclusivamente no âmbito da “Governança de TI”, enquanto esse projeto não se torna presencial, estamos realizando esses encontros de forma online.


PERCEPÇÃO:

No dia a dia se relacionando com clientes e parceiros, tanto público quanto privado, encontramos várias empresas com sérias dificuldades organizacionais, com o sentimento de que o departamento de Tecnologia da Informação não é estratégico para o negócio. Essa percepção é refletida pelo nível de maturidade com que o setor de Tecnologia da Informação suporta o negócio da empresa. Algumas das deficiências encontradas são decorrentes da ausência de processos estruturados de governança de TI, conceitos simples que vão desde o catálogo de serviços até processos críticos que garantem a capacidade, disponibilidade e continuidade do negócio, não se resumindo apenas a esses processos de garantia e outras boas práticas de mercado.


OBJETIVO:

O projeto GovStormingfoi estruturado para fomentar conhecimentos de Governança de TI, com visão abrangente de projetos, normas ISO, guias e frameworks como ITIL e COBIT, VAL-IT, RISK-IT, PRINCE2, PMBOK, CMMI, SCRUM, DevOPS, além de outros padrões com reconhecimento internacional.

Criado especialmente para um grupo seleto de profissionais que desejam aprender e compartilhar conhecimentos nessas áreas. O projeto foi construído com base no ciclo de vida dos serviços de TI, conforme as boas práticas da ITIL, que contém cinco fases, sendo elas: estratégia do serviço, desenho do serviço, transição do serviço, operação do serviço e melhoria contínua.

Nosso objetivo é trazer um debate de ideias que giram em torno da ITIL e que por pequenas ações, pode-se avançar rumo a Governança Corporativa de TI para disseminar conhecimentos, permitindo que todos os participantes possam interagir, opinar e tirar suas dúvidas de forma on-line.


ESTRUTURA DO EVENTO:

Faremos encontros online, durante 1 semana por mês, com duração de 1 hora aproximadamente por encontro, com agenda estruturada para proporcionar a interação entre todos os participantes, usando uma plataforma digital para transmissão online do conteúdo e interação com os participantes. Todos os meses disponibilizamos publicamente a agenda de encontros online, onde os alunos matriculados nesse curso poderão acompanhar os encontros, basta acessar a plataforma no dia e horário apropriado. Esses encontros são disponibilizados para consulta posterior apenas pelos participantes que adquiriram esse projeto.




Taught by

George de Almeida Menezes

Reviews

4.5 rating at Udemy based on 977 ratings

Start your review of IT Governance Management: Governança de TI

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.