Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Udemy

Instagram Ads + Facebook Ads

via Udemy

Overview

Domine o Facebook Ads - Instagram ads, remarketing e muito mais!

What you'll learn:
  • Criar sua própria conta no gerenciador de negócios do facebook
  • Saber quais as principais funcionalidades do gerenciador de anúncios
  • Entender quais são os primeiros passos para criação de uma campanha
  • Saber como criar públicos da forma correta
  • Entender o que é um pixel e como instalar no seu site
  • Criar sua primeira campanha completa
  • Saber quais são as principais métricas de acompanhamento
  • Otimizar as campanhas já criadas

Deixa eu contar a minha história. Em 2014, aos 20 anos e junto com um amigo, resolvi adquirir uma pequena operação de e-commerce que vendia canecas e camisetas temáticas para todo o Brasil. Não sei se você sabe, mas naquela época existiam poucos ou quase nenhum conteúdo realmente relevante sobre as varejo virtual ou tráfego pago (em português), mas logo nos primeiros meses de operação já tínhamos entendido quase todos os desafios de se ter um negócio desse tipo: fornecedores, produção, finanças, criação de conteúdo, logística… Mesmo entendendo todas essas áreas, nossos resultados em vendas ainda eram bem abaixo do esperado. Até aquele momento nossas compras dependiam muito mais da nosso alcance orgânico e de indicações, do que de qualquer outra coisa. Foi em um destes dias, quebrando a cabeça sobre como acelerar os resultados que eu descobri e entrei pela primeira vez nas duas principais ferramentas de tráfego do mercado: Google Ads e Facebook Ads. Amor a primeira vista e grandes perspectivas foram criadas na minha cabeça.


Enfim, a partir daí, magicamente, as vendas aconteceram e nosso pequeno negócio cresceu como nunca… Esse poderia ser o final perfeito para essa história, mas infelizmente isso não aconteceu. A verdade é que desperdiçamos muito dinheiro por não saber trabalhar bem com essas ferramentas. Aquilo que poderia ser a solução acabou virando o principal problema. Para acelerar a história, acabamos desistindo do e-commerce alguns meses depois, no final de 2015.


Novas oportunidades de trabalhar com tráfego aparecem logo em seguida. A vida é irônica, meu amigo. Eu não escolhi o tráfego, mas parece que ele me escolheu.


Junto com um outro amigo, em 2016, abrimos uma pequena agência de marketing para atender empresas do mercado local. Nosso foco entre outras muitas coisas era performance, o famoso ROI, e mais uma vez as ferramentas de tráfego apareceram na minha vida. Dessa vez eu estudei muito mais, fiz alguns testes, comprei um curso. Eu pensei “agora ninguém me segura, eu vou trazer resultados incríveis para os nossos clientes”. Sucesso! Será? A verdade é que todos os clientes, sem nenhuma exceção, odiaram os resultados. Mais uma decepção na bagagem. Passei um ano sem abrir o gerenciador de anúncios. Aquilo não parecia ter sido feito para mim, e eu não conseguia ter bons resultados. Trabalhar ou mesmo pensar em Google Ads me deixava doente. Nessa mesma época tive outras empreitadas com relativo sucesso que acabaram contribuindo com esse distanciamento.


Pela terceira vez, mas dessa vez como um espectador, trabalhando na maior fornecedor de tecnologia para e-commerce da América Latina, eu pude assistir de perto como uma boa gestão de anúncios online pode transformar os resultados de um negócio, e trazer retornos que eu só tinha almejado nos meus melhores dias. Eu vi e conversei com as pessoas que faziam isso. Depois de muita reflexão, eu resolvi seguir em frente e esperar um momento mais oportuno para poder voltar a tentar. A oportunidade surgiu no início de 2019, em um projeto com parceiros de São Luís que queriam promover um evento em parceria com o Sebrae local. 20 mil de verba. Eu, mesmo com medo, resolvi aceitar a missão. A partir daquele dia, qualquer conhecimento acerca do assunto eu absorvia como se fosse oxigênio. Passei quase 3 meses criando ou otimizando anúncios diariamente, 7 dias por semana. Eu queimei a ponte ao aceitar o desafio, não existia retorno.


Algumas pessoas vão pensar: Falhou mais uma vez! Mas não, dessa vez isso não aconteceu. Graças a toda a dedicação, as campanhas atingiram parte do objetivo geral e o resultado foi bom, no final das contas. Outros projetos começaram a surgir por indicação, alguns rodaram muito bem, outros nem tanto. Hoje eu gerencio uma verba mensal que eu nunca imaginaria que seria capaz para algumas empresas parceiras.


Deixa eu te falar uma coisa que talvez você já saiba, trabalhar com tráfego diariamente não é fácil, ou toda empresa ou produto teria um ROI satisfatório e teria sucesso. Mas a verdade é que poucas pessoas tem resultados expressivos nesse trabalho, e eu levei tempo para entender isso.


Muito provavelmente você não irá conseguir na primeira vez, ou nas primeiras vezes. Isso é normal e natural. Eu sei que é difícil, mas faz parte da curva de aprendizado.


Minha missão é tornar essa curva menor para você.

Taught by

Marcos Vanbasthen

Reviews

4.6 rating at Udemy based on 277 ratings

Start your review of Instagram Ads + Facebook Ads

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.