Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Google Cloud

Architecting with Google Kubernetes Engine: Workloads em Português Brasileiro

Google Cloud and Google via Coursera

Overview

Neste curso, "Architecting with Google Kubernetes Engine: Workloads", você aprenderá a fazer operações do Kubernetes, criar e gerenciar implantações, usar as ferramentas de rede do GKE e configurar um armazenamento permanente para cargas de trabalho do Kubernetes.

O curso faz parte de uma especialização que tem como foco criar infraestruturas de computação eficientes usando o Kubernetes e o GKE. Os participantes da especialização aprendem a implantar e gerenciar aplicativos conteinerizados no GKE e nos outros serviços do Google Cloud Platform. Com apresentações, demonstrações e laboratórios práticos, os participantes conhecem e implantam elementos da solução, inclusive componentes de infraestrutura, como pods, contêineres, implantações e serviços, além de redes e serviços de aplicativo. A especialização também inclui a implantação de soluções práticas, como o gerenciamento de segurança e acesso, além do gerenciamento e monitoramento de recursos.


>>> Ao se inscrever no curso, você concorda com os Termos de Serviço do Qwiklabs, conforme estabelecido na seção de perguntas frequentes do site: https://qwiklabs.com/terms_of_service

Syllabus

  • Introdução ao curso
    • Neste módulo, você conhecerá a estrutura e o layout do curso.
  • Operações do Kubernetes
    • Neste módulo, você verá o comando kubectl, que é o utilitário de linha de comando usado para gerenciar e interagir com os recursos dentro dos clusters do Kubernetes. Você aprenderá a conectá-lo aos clusters do Google Kubernetes Engine e usá-lo para criar, inspecionar, interagir e excluir pods e outros objetos nos clusters. Você também usará o kubectl para ver a resposta de um pod no console e fazer login em um pod de modo interativo.
  • Implantações, jobs e escalonamento
    • O GKE funciona com aplicativos conteinerizados, que são empacotados em instâncias de espaço do usuário isoladas e independentes de hardware. No GKE e no Kubernetes, esses aplicativos empacotados são chamados coletivamente de cargas de trabalho. Neste módulo, você aprenderá sobre implantações e jobs, dois dos principais tipos de carga de trabalho. Você também verá os mecanismos usados para escalonar os clusters do GKE em que seus aplicativos são executados. Você aprenderá a controlar em quais nós os pods podem ou não ser executados. Além disso, você verá maneiras de transferir software para o cluster.
  • Rede do Google Kubernetes Engine (GKE)
    • Neste módulo, você aprenderá a criar serviços para expor os aplicativos em execução em pods e permitir que eles se comuniquem externamente. Você também verá como criar recursos da Entrada para balanceamento de carga HTTP ou HTTPS. Além disso, você aprenderá sobre o balanceamento de carga nativo de contêiner do GKE para configurar pods diretamente como endpoints de rede com o Google Cloud Load Balancing.
  • Armazenamento e dados permanentes
    • Neste módulo, você aprenderá sobre os vários tipos de abstrações de armazenamento do Kubernetes. Você conhecerá os StatefulSets e aprenderá a usá-los para gerenciar as implantações ordenadas de pods e o armazenamento. Você também verá como os ConfigMaps desvinculam os artefatos de configuração das definições de contêiner para agilizar a implantação de aplicativos. Por fim, você aprenderá a proteger ainda mais as informações confidenciais contra exposição acidental usando secrets do Kubernetes.

Taught by

Google Cloud Training

Related Courses

Reviews

Start your review of Architecting with Google Kubernetes Engine: Workloads em Português Brasileiro

Never Stop Learning!

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Sign up for free