Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Finanças Orientada a Dados

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Finanças Orientada a Dados. Neste curso, você aprenderá que os dados se tornaram o principal ativo de negócios nos dias de hoje. Com o aumento do Big Data e criação de novas tecnologias, as organizações em todo o mercado financeiro estão sempre inovando e descobrindo novas formas para analisar o potencial dos dados à sua disposição, o que ajuda no crescimento, na lucratividade, no direcionamento das operações gerais e no aumento da satisfação do cliente. Mas para que tudo isso funcione corretamente e seja possível extrair todo o potencial de forma precisa e que seja viável para o negócio, criou-se a área de ciência de dados. O curso tem como objetivo, apresentar a evolução do mercado financeiro ao longo da evolução e como a tecnologia revolucionou a área financeira. Ao final deste curso, você será capaz de compreender as principais transformações tecnológicas do mercado financeiro, todo o conceito de Open Data, Open Finance e Open Everything e o futuro das finanças orientada a dados. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Finanças no Mundo Digital
    • Em um mundo que gira em torno de dados, bilhões de dólares são gastos ao redor do mundo diariamente em iniciativas para coletar e processar essas informações, e o grande diferencial competitivo ficam em cima de empresas que conseguem analisar os dados de forma precisa, com segurança e com velocidade para estabelecer previsões, descobrir padrões e gerar valor para o negócio.
  • Tecnologia Financeira
    • Enquanto o mundo cede aos avanços da tecnologia, a digitalização contínua e inovações nos processos financeiros vão afetar cada vez mais nossas tarefas diárias. Sem dados, muitas profissões ou áreas de estudos podem ser colocadas em risco em um futuro muito próximo.Em um mundo completamente conectado, os dados são analisados quase que em tempo real e com grande potencial de tomada de decisão, que até então seriam difíceis de prever. O mercado financeiro sempre se adaptou à tecnologia da informação. Atualmente, a nova geração é chamada de Tecnologia Financeira ou simplesmente fintech.
  • Open Data, Open Banking e Open Finance
    • O conceito de dados abertos traz dinamismo, inovação e transparência para o mercado, permitindo uma infinidade de novos serviços de acordo com a demanda do mercado atual, levando em consideração aspectos técnicos e de mudança de comportamento dos clientes em uma economia em que os dados são de propriedade dos clientes, e não das instituições. Isso favorece um um ambiente de negócios mais competitivo e inclusivo.
  • Finanças Orientadas a Dados
    • O setor financeiro foi um dos que mais progrediu em termos de gestão de dados e ativos e passou de processos e burocracias cheios de papeladas para aplicativos conectados e que estão a um toque de distância, o que traz um retorno positivo na receita e melhora a experiência dos clientes. As fintechs foram as grandes responsáveis por liderar essa mudança, levando o mercado a transformar a forma em que as operações são realizadas e proporcionando uma melhoria contínua para o setor.

Taught by

Anderson França

Reviews

4.4 rating at Coursera based on 15 ratings

Start your review of Finanças Orientada a Dados

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.