Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Introdução à Ciência e Engenharia de Dados

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Limited-Time Offer: Up to 75% Off Coursera Plus!
7000+ certificate courses from Google, Microsoft, IBM, and many more.
Neste curso, você aprenderá que os dados se tornaram o principal ativo de negócios nos dias de hoje. Com o aumento do Big Data e criação de novas tecnologias, as organizações em todo o mundo estão inovando e descobrindo novas formas para analisar o potencial dos dados à sua disposição, o que ajuda no crescimento, na lucratividade, no direcionamento das operações gerais e no aumento da satisfação do cliente. Mas para que tudo isso funcione corretamente e seja possível extrair todo o potencial de forma precisa e que seja viável para o negócio, criou-se a área de ciência de dados. Ao final deste curso, você será capaz de compreender todo o processo de ciência de dados e o uso da tecnologia em um mundo conectado, entender todo o escopo de ciência e engenharia de dados e conhecer as principais metodologias de projeto para ciência de dados. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Ciência de Dados para Tomada de Decisão
    • A Ciência de dados é uma combinação de vários campos que envolvem a utilização de dados para a resolução de problemas complexos, como tecnologia, desenvolvimento de algoritmos e inferência estatística para estudar os dados, analisá-los e encontrar soluções inovadoras para os problemas difíceis. A área de ciência de dados possui três áreas principais de especialização - Matemática, Domínio de Negócios e Tecnologia.
  • Big Data: Técnicas e Aplicações
    • O Big Data é um conjunto de metodologias utilizadas para capturar, armazenar e processar esse grande volume de informações que podem vir de várias fontes e tem como o objetivo principal acelerar a tomada de decisão e facilitar a vida das pessoas e empresas que precisam analisar informações. E por que o Big Data é tão importante? Para empresas, processar informações de forma rápida e precisa, pode garantir a sobrevivência em um mercado tão competitivo. Portanto, ter acesso a informação, realizar análises e extrair ideias para a sua estratégia, pode ser um grande diferencial para alavancar sua estratégia de vendas.
  • Mineração de Dados: Técnicas e Aplicações
    • A mineração de dados é o processo utilizado para encontrar anomalias, padrões e correlações em grandes conjuntos de dados para prever tendências e resultados significativos, esse processo nos ajuda a tomar decisões, reduzir riscos, identificar problemas e soluções para esses problemas, entre outras funções importantes para a evolução de uma empresa.A mineração de dados não se resume a apenas tecnologia, pois é necessário conhecimento aprofundado de negócios para se definir uma estratégia de análise e definir caminhos para a correta tomada de decisão. Este módulo apresenta as principais técnicas para a coleta e estruturação dos dados.
  • Cultura Orientada a Dados nas Organizações
    • Uma empresa data driven é uma empresa que utiliza processos orientados por dados, ou seja, toda e qualquer decisão é embasada na coleta, processamento e análise da informação. Isso significa utilizar os dados como base para a tomada de decisão e do planejamento estratégico, buscando métodos confiáveis ao invés de direcionar as ações baseadas em intuição.

Taught by

Anderson França

Reviews

4.3 rating at Coursera based on 26 ratings

Start your review of Introdução à Ciência e Engenharia de Dados

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.