Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Estrutura e Funcionamento do Mercado

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Estrutura e Funcionamento do Mercado. Neste curso, você aprenderá sobre a importância do mercado financeiro e de capitais e sua estrutura e funcionamento. Você verá os seguintes tópicos: - Sistema financeiro nacional; - Função de intermediação financeira; - Órgãos de regulação; - Política monetária; - Instituições participantes; - Operações e spread bancário. Ao final deste curso, você será capaz de: - Entender a estrutura e funcionamento do mercado financeiro; - Interpretar a Política Monetária; - Entender as Centrais de Liquidação e Custódia; - Reconhecer os principais índices de mercado. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Conceitos Básicos de Economia
    • Conceitos de economia, finanças e estatística de maneira simplificada e essencial para entender o dia a dia do mercado financeiro.
  • Órgãos de Regulação, Autorregulação, Fiscalização e Participantes do Mercado
    • Apresentação de vários órgãos que participam do mercado operando, regulando e fiscalizando. Serão apresentados os conceitos de investidor qualificado e investidor não-residente.
  • Liquidação e Custódia
    • Os serviços de custódia qualificada compreendem a liquidação física e financeira dos ativos, sua guarda, bem como a administração e informação de proventos associados a estes ativos. O serviço não envolve negociação ou qualquer tipo de aconselhamento sobre o investimento. A custódia permite a segregação de funções entre quem toma a decisão de investimento e quem faz a liquidação financeira e a guarda dos ativos, trazendo mais transparência e segurança para o processo.
  • Conceito de Benchmark e Índices de Referência
    • Os índices de referência ou benchmark são indicadores calculados pelo mercado, com objetivo de servir de parâmetro para os vários tipos de investimentos. Ou seja, são usados para se avaliar a rentabilidade de um investimento.

Taught by

George Sales

Reviews

4.9 rating at Coursera based on 10 ratings

Start your review of Estrutura e Funcionamento do Mercado

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.