Class Central is learner-supported. When you buy through links on our site, we may earn an affiliate commission.

Fundação Instituto de Administração

Integração e Cibersegurança entre os Sistemas de Informação

Fundação Instituto de Administração via Coursera

Overview

Nossas boas-vindas ao Curso Integração e Cibersegurança entre os Sistemas de Informação. Neste curso, você aprenderá como os atores de um ecossistema de soluções e produtos digitais conseguem se conectar entre si, estabelecer um fluxo de informações que gere valor ao entregar ao cliente serviços de múltiplos fornecedores integrados. Como em qualquer transação que envolva valor na integração e comunicação entre sistemas, é necessário identificar a presença de criminosos tentando transgredir as regras de funcionamento do ecossistema. Por isso, a atenção à segurança cibernética deve também fazer parte dos projetos de integração e comunicação entre sistemas. Ao final deste curso, você será capaz de compreender como os sistemas de informação de uma mesma organização, ou de diferentes organizações, conectam-se e trocam informações e dados entre si, quais os riscos de segurança da informação envolvidos nestas integrações e como garantir a segurança dos dados e dos sistemas integrados. Este curso é composto por quatro módulos, disponibilizados em semanas de aprendizagem. Cada módulo é composto por vídeos, leituras e testes de verificação de aprendizagem. Ao final de cada módulo, temos uma avaliação de verificação dos conhecimentos. Estamos muito felizes com sua presença neste curso e esperamos que você tire o máximo de proveito dos conceitos aqui apresentados. Bons estudos!

Syllabus

  • Módulo 1 | Interoperabilidade e Conectividade entre Sistemas de Informação
    • A integração e comunicação entre dois ou mais sistemas de informações permite que as empresas se conectem entre si e ofereçam serviços que são construídos com recursos de múltiplas fontes e que, em razão da interoperabilidade e conectividade, tornam-se transparentes ao usuário final, permitindo a entrega de um serviço de fácil uso e eficaz ao cliente.
  • Módulo 2 | API Economy
    • As API - Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos - são uma via de mão dupla. As empresas podem expor e consumir serviços e dados por meio de APIs, com isso podem construir novas ofertas de produtos e serviços. A API Economy é um facilitador para transformar um negócio ou organização em uma plataforma digital.
  • Módulo 3 | Ameaças Cibernéticas no Uso de APIs
    • Neste módulo, apresentamos as principais ameaças, desafios e soluções de segurança envolvendo o uso de APIs em negócios.
  • Módulo 4 | Tecnologias e Práticas Viabilizadoras da Economia API
    • Os ecossistemas digitais atuais são possibilitados pela integração baseada em APIs. A transformação digital depende da economia API, seja ela externa (negócios) ou interna (operações). Tecnologias como a computação em nuvem viabilizam essa economia API oferecendo a capacidade de integrar e oferecer uma variedade de serviços que compõem o ecossistema. Práticas como o DevOps, por meio de APIs, permitem a transição suave de uma solução para uma versão mais nova e atualizada, sem interromper o fornecimento e operação da solução aos usuários.

Taught by

Edson Germano

Reviews

Start your review of Integração e Cibersegurança entre os Sistemas de Informação

Never Stop Learning.

Get personalized course recommendations, track subjects and courses with reminders, and more.

Someone learning on their laptop while sitting on the floor.